Faleceu hoje o artista Athos Bulcão, responsável por uma extensa e valorosa obra. Perdemos um grande mestre.http://www.fundathos.org.br/
Faleceu hoje o artista Athos Bulcão, responsável por uma extensa e valorosa obra. Perdemos um grande mestre.
Além de suas óbvias habilidades como ilustrador, Giger se aventurou nas mais diversas formas de expressão, passando pelo cartoon e caricatura, desenho de máquinas bizarras, escultura, instalações, cinema ( com direito a Oscar de efeitos visuais), capas de disco (para Blondie) até o projeto de um Giger Bar ... isso que é fôlego ( e alguma insanidade).
Acrílico sobre papel (70x100cm): concepção do Reverendo, do filme Poltergeist (1985)
Alguns esboços de 1987
E por fim, nosso artista em frente ao bar que leva seu nome. Figuraça !
Giger também tem uma série maravilhosa de trabalhos eróticos que vou deixar para cada um ver por si mesmo ... afinal de contas, este é um blog de família ...
Visitem o site http://www.hrgiger.com/
Mais informações http://en.wikipedia.org/wiki/H._R._Giger
As imagens deste post foram tiradas do livro HR Giger ARh+, distribuído no Brasil pela Paisagem (originalmente editado pela Taschen). A edição é bem cuidada e a um preço bem acessível ... bibliografia básica que eu recomendo.
O filme de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola, é uma adaptação bem fiel do livro de Bram Stoker ...
... e traz Gary Oldman no papel título. A caracterização do conde é bem interessante e ele aparece tanto como monstro horripilante e velho decrépto como "dândi" conquistador.
No elenco, ainda temos Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves, Sadie Frost e Tom Waits, além da participação de Monica Bellucci como uma das esposas vampiras.
A fotografia de Michael Ballhaus, a direção de arte de Andrew Precht e o figurino de Eiko Ishioka são belíssimos e acertam em cheio no tom meio sinistro, mas extremamente sedutor e refinado.
Não é um filme de sustos e dá quase para encarar como uma estória de amor ... mas com muitos respingos de sangue...

Kraken :

Parabéns aos meninos pelas criações ! E obrigado por prestigiarem nosso concurso !
E você, já mandou ou seu ? Tá esperando o que ? ... Só pra lembrar, as inscrições se encerram dia 30 de agosto !
No filme dirigido por Tod Browning e no qual o roteiro já era creditado como adaptação do livro de Bram Stoker, a caracterização que ficou eternizada:
Lon Chaney Jr (que ficou conhecido por interpretar o Lobisomen) no filme "O Filho de Drácula", de 1943) dirigido por Robert Siodmak:
John Carradine, no filme "A casa de Drácula", de 1945, dirigido por Erle C. Kenton .
Este está mais pra lorde inglês do que pra conde da Transilvânia.E pra fechar com chave de ouro, Christopher Lee, que encarou o vampirão nos filmes da Hammer da década de 60.
O legal destes filmes é que eles tinham um jeitão de "pornochanchada" , sempre com algumas pervas seminuas aparecendo, mesmo que sem nenhuma conexão ou relevância no enredo.
E a maratona de monstros continua ... Se bem que acho que andamos meio fixados em morcegos ( primeiro o Batman e agora os vampiros).
Ainda não cheguei no drácula do Coppola, mas ele virá ...
Esta semana vou postar "monstros do cinema" ... 1 por dia (ou até mais, dependendo do meu coeficiente de vagabundagem - e desconsolo - nesta última semana de férias escolares) ... Então, vamos começar do começo !
O filme é totalmente inspirado no drácula de Bram Stoker mas por questões de direitos autorias acabou adotando Nosferatu como título e tem algumas modificações mínimas no enredo ( só pra evitar processos).
A caracterização do vampiro é fantástica, assim como a iluminação, a ambientação e a direção de arte(com um jogo de luzes e sombras impressionante) .
Em 1979, Werner Herzog fez sua versão da estória (totalmente inspirada por Murnau) com Klaus Kinski como o vampiro e Isabelle Adjani como Lucy ( que na verdade era o personagem Mina que teve seu nome alterado).
A interpretação do Kinski também é bem bacana (e ele também é outro esquisitão de carteirinha):
E, finalmente, em 2000, Elias Merhige dirigiu um filme bem interessante contando a história das filmagens do clássico de Murnau (A Sombra do Vampiro), com Willem Dafoe no papel de Schreck e John Malkovich como Murnau. O filme parte da premissa-lenda de que o ator do filme original era realmente um vampiro ! ( imagina o que o cara não devia ser esquisitão).


Finalmente conseguimos marcar com o Nelson Kon e fotografar nossa sede decentemente !
Dêm uma olhada na foto acima ... sobre o belíssimo balcão de mármore ... não é que algum designer gráfico achou que seria o máximo iniciar o texto (que por sinal é bem bacana, pois narra o encontro do Siza com o Niemeyer) sobre a foto ? Caramba !














isso que é engajamento!