quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nijinsky, Leon Bakst e George Barbier

Como vocês já devem ter percebido ... eu adoro ballet ! Sou fissurada no desenho dos corpos em movimento. Então, já estava demorando para eu falar de Nijinsky ! Mas calma, vou apenas juntar o útil ao agradável e aproveitar para, a partir dele, falar de dois ilustradores geniais do início do século passado : Leon Bakst e George Barbier.
.

Vaslav Nijinsky (1890–1950) nasceu em Kiev e começou a estudar ballet aos 10 anos. Era dotado de um tendão de Aquiles excepcionalmente longo, o que transformava a sua capacidade de se elevar do chão, e a ele retornar como se não tivesse peso, algo nunca visto. Contratado por Diaghilev para os Ballets Russes, revelou ao mundo a natureza surpreendente da sua dança e a versatilidade que o tornava apto a interpretar qualquer género de ballet. “Les Sylphides”, “Petrouchka”, “Shéhérazade”, “L´après-midi d´un faune”, “Sacre du Printemps” são bailados onde a sua genialidade se mostra em todo o seu esplendor. Porém, sua fragilidade psicológica o afasta dos palcos em 1917. O seu precário equilíbrio mental o separava de um mundo violento e grosseiro ao qual a sua sensibilidade nunca se adaptara. Foi certamente uma das mais fascinantes personalidades do seu tempo.
.
Agora aos desenhos:
Léon Bakst já era um experiente ilustrador e cenógrafo em 1909, quando se juntou à companhia de Serge Diaghilev (Ballets Russes). Abaixo, desenho inspirado em Nijinsky .

E outro trabalho de Bakst:Para saber mais sobre o artista: clique aqui .

George Barbier iniciou sua carreira como figurinista e cenógrafo dos "Ballets Russes", onde se inspirou pelos movimentos de Nijinsky. Seu primeiro livro publicado foi justamente sobre os figurinos desenhados para o bailarino ( por volta de 1920).

Abaixo a capa do livro:

E diversos figurinos desenvolvidos para o bailarino e desenhos inspirados por ele:Para ver mais trabalhos do artista, clique aqui.
.
Por enquanto é só, mas já vou avisando, tem outro livro do Marcinho que já está separado para entrar no scanner e que traz diversos desenhos de outros artistas retratando Nijinsky ... aguardem ....
.
E também já vou adiantando outra paixão, que são os desenhos de Erté ... este livro eu tenho e também já está na fila ....

E no início da próxima semana, divulgaremos o resultado do nosso sensacional concurso MONSTROS ! ( depois de todo este lirismo)
.
E peralá, se você nunca tinha ouvido falar de Nijinsky, Fokine, Diaghilev, Ballets Russos ... google, wikipedia, youtube, locadora ( existem 3 filmes sobre o bailarino) já !

3 comentários:

Aline Bottcher disse...

a.d.o.r.e.i!
Amanhã vou escanear o meu mais novo catálogo do Mucha.. não sei pq, mas esse post me lembrou mto do mucha...

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Super referência, trabalhos maravilhosos! Sem contar os desenhos que o próprio Nijinsky fazia, mais um que não virou 'designer'...
Aline, manda bala! :)

Betão Fialho disse...

quem é mucha, é do mucha lucha?
hehehehe
tô brincando....o post é muito bom, e vale a pena procurar pelos que desenham e não são designers, e muito menos desenhistas.