terça-feira, 14 de julho de 2009

Mascotes de Inverno

A gente por aqui não acompanha lá com muito entusiasmo os Jogos de Inverno ... mas eles também têm mascotes ... Então, vamos lá:
.
Como já mencionado no post de ontem, foi o esquiador cabeçudo Shulls, dos Jogos de 1968 em Grenoble, França, o primeiro mascote conhecido e ainda "não oficial" ( porque afinal de contas o Smoky de 1932 era um cachorro mesmo)

Em 1972, os Jogos aconteceram em Sapporo e a idéia da adoção de mascote passou batida.
Em 1976, em Innsbruck , a mascote foi este boneco de neve ...Em 1980, nos jogos de Lake Placid, o escolhido foi Roni, um racum (uma espécie de guaxinim esquisito):

Em Sarajevo, 1984, o lobo Vucko assumiu oi posto:Em 1988, Calgary, chegava a vez dos múltiplas mascotes nas olimpíadas de inverno: os ursos Hidy e Howdy.
Em Albertville 1992, a estrela chamada Magique, desenhada por Philippe Mairesse, representou os jogos de inverno na França.



Dois anos depois Kristin e Hakon foram as primeiras mascotes-humanos dos jogos olímpicos, eram duas crianças do folclore norueguês. (A partir de 1994, as olimpíadas de inverno e verão passaram a ser disputadas em anos diferentes, por isso a diferença de apenas de dois anos entre os jogos de Albertville e Lillehammer).Em 1998, as Olimpíadas de Nagano trouxeram as bizarras corujas Sukki, Nokki, Lekki e Tsukki, que representavam o fogo, o vento, a terra e a água. Originalmente a mascote seria a doninha Snowple mas alguém teve a "brilhante" idéia de produzir mais mascotes para produzir mais produtos ... as corujas eram tão toscas que muitos não conseguem identificar qual é o animal nos desenhos das mascotes.
Mantendo a linha de várias mascotes, os jogos de Salt Lake City de 2002 tiveram as mascotes Powder, Coal e Copper, desenhados pela Landor/Publicis.

Em Turim, 2006, as mascotes foram este "casal" de bonecos de neve ... que eu não descobri o nome ...



Os póximos Jogos acontecerão em 2010 na cidade de Vancouver !

.

Mas agora, vamos ao que interessa ... E nossa ZOOmascote ? Por enquanto só tivemos um candidato ! Aproveitem as férias pra pensar em um bem bacana! O concurso vai até dia 31 de agosto !

2 comentários:

serafini disse...

Os Mascotes de inverno são absurdamente melhores que a olimpiada normal.

80% dos bonecos da vontade de ter.

Mas o melhor foi o cachorrinho de verdade do post anterior.

Dyel disse...

Os mascotes de Turim se chamavam
Neve (a vermelha) e Gelo (o azul)