terça-feira, 14 de julho de 2009

Mascotes Olímpicos (Jogos de Verão)

Já falamos das mascotes das Copas do Mundo e agora, conforme prometido na série "Cartazes Olímpicos", vamos falar das Mascotes das Olimpíadas:
.
A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico ( esta eu não sabia não, aliás eu sempre usava "o mascote" e o correto é "a mascote", então nesta postagem usarei o substantivo no feminino, corretamente ... ).
.
A primeira aparição de um personagem do gênero aconteceu em 1932, nos Jogos de Los Angeles, e foi um cãozinho chamado Smoky.Depois tivemos o Schuss, um esquiador de cabeça vermelha e roupa azul, que apareceu em souvenirs durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, mas que não era oficial. (Aliás, mascotes das Olimpíadas de Inverno receberão um post exclusivo ... o Schuss aprece aqui só pelo seu caráter desbravador/inaugural)
Foram os alemães que criaram a primeira mascote oficial em Munique (1972): o cão basset Waldi . Em Montreal (1976), foi a vez de Amik, um castor que representava as tradições do país: Em 1980, em Moscou, o ursinho Misha ( Mikhail Potapych Toptygin), criado por Victor Chizikov, um desenhista de livros infantis, foi a estrela dos jogos ( quem não lembra do ursinho chorando no encerramente?). O leão-marinho Vigri, criado para ser mascote do iatismo dos jogos, foi totalmente esquecido ... e devo admitir que com toda razão, não ?
Em Los Angeles (1984) a águia Sam, criada por Bob Moore, desenhista da Disney, não ficou atrás e era bem carismática e simpática ( e mais super mega americana impossível!).Quatro anos depois, 1988, em Seul, na Coréia do Sull o tigre Hodori oucpou o posto. Em coreano "Ho" significa tigre e "Dori" é um diminutivo masculino comum no país. O nome foi escolhido entre 2.295 sugestões enviadas pela população.Assim como Vigri , Hodori teve uma versão ofuscada, Hossuni, a tigresa, que também foi praticamente esquecida durante os jogos ... coitada!Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha, em 1992, foi a vez de Cobi, desenhado pelo cartunista Javier Mariscal. O cachorrinho surreal porém, não agradou logo de início o povo espanhol ... É um dos meus preferidos ( ao lado de Misha, que é imbatível !)
Em 1996, em Atlanta, de novo nos Estados Unidos, foi criada Izzy, um ser amorfo ( e esquisito) criado a partir de sugestões de crianças do mundo inteiro. O nome vem de "Whatizit", algo como "Oqueéisto?!" em português (isso tem toda a cara de idéia de marketeiro não?)

Em 2000, em Sidney, na Austrália, Ollie, Syd e Millie foram as mascotes. Os nomes, uma abreviação de Olimpíadas, Sidney e Milênio, representavam a terra, o ar e a água. Pela primeira vez em Jogos de Verão, foram usadas três mascotes ao invés de uma. Os três eram animais nativos conhecidos: Ollie uma ave chamada Kookaburra, Syd um ornitorrinco e Millie uma equidna ( conhecidos para os nativos). Matthew Hatton foi o criador das criaturinhas que tiveram uma aceitação morna pelo público.
Em 2004, em Atenas, na Grécia, as mascotes foram duas: Phevos e Athena. Os irmãos causaram um certo desconforto graças à sua aparência e não agradaram muito. Seus nomes foram dados em homenagem a Deuses do Olimpo: Phevos, mais conhecido como Apolo, é o Deus da luz e da música e Athena, Deusa da sabedoria e protetora da cidade. O jeitão dos bonecos foi inspirado em bonecas encontradas em sítios arqueológicos.Pra finalizar, em Pequim, 2008, tivemos 5 mascotes. As Fuwa ("bonecos da boa sorte"), nas cores dos anéis olímpicos e que transmitem uma mensagem de paz, amizade e boa sorte para todas as crianças do mundo. Além de representarem as crianças, elas têm várias outras possíveis interpretações: Beibei (peixe), Jingjing (urso-panda), Huanhuan (a própria chama), Yingying (antílope-tibetano) e Nini (andorinha). Elas também se referem a elementos da natureza, como terra, fogo, água, madeira e céu e quando unidos , os cinco nomes formam a frase "Bem-vindo a Beijing" em chinês (Bei Jing Huan Ying Ni ). (e graças à reforma ortográfica eu já não sei mais se bem vindo tem hífen ou não)
Beibei, o peixe azul (Europa), simboliza a prosperidade chinesa; Jingjing, o panda preto (África), mostra honestidade e otimismo e representa os esportes que usam a força, como o judô e o levantamento de peso; Huanhuan, a chama vermelha (América), não representa nenhum animal, mas sim a própria chama olímpica. Yingying, o antílope-tibetano (Ásia), representa a vastidão das terras chinesas e a saúde. Nini, a andorinha verde (Oceania), traz o ideal da felicidade ... e tem mais um monte de explicações ... quem é que decora isso tudo ? Pra lembrar de 5 bonequinhos ? Agora vamos esperar pelo mascote de Londres 2012 !
.
Aliás , não esqueci da promessa de mostrar o símbolo da próxima olímpíada não ... em breve ... aguardem !
.
fontes das informações:

3 comentários:

Silvio disse...

memória de infancia.


http://www.youtube.com/watch?v=XEJfohI-vbM

295580123 disse...

valeu euqueria isso mesmo

Unknown disse...

mas q coisa mais linda