sábado, 4 de julho de 2009

Cartazes Olímpicos P4

E pra encerrar a série de Cartazes Olímpicos, com conteúdo gentilmente cedido (e surrupiado - no bom sentido) do TCC do Gustavo Maffei, começamos com a Olímpíada de Moscou, em 1980. Esta é a primeira olimpíada da qual eu realmente me lembro bem (tenho alguns flashes de Montreal - Nadia Comanecci e afins - mas desta eu lembro de tudo, da abertura com piras olímpicas feitas de ginastas até o Misha chorando no encerramento) .
Vale lembrar que estes jogos aconteceram no auge da Guerra Fria e, obviamente, os EUA boicotaram (o que foi devidamente revidado com o boicote do bloco socialista em Los Angeles 84). Abaixo, os pictogramas:Los Angeles, 1984:
Tanto em Moscou como em Los Angeles fica super evidente a necessidade de afirmação dos regimes antagônicos. E a linguagem visual dos eventos reflete totalmente isso (tem algo mais americano do que estrelas, em azul, branco e vermelho ... e ainda por cima insinuado listras? ... E vamos lembrar que em Moscou o vermelho dava literalmente o tom da coisa ... em sentido totalmente oposto ...)Os pictogramas:

Seul, 1988
(finalmente sem boicote) O símbolo (que não é o do playcenter) utilizado está associado ao Samtaeguk, tradicional símbolo coreano que significa felicidade e prosperidade:


Barcelona, 1992 (mais catalão impossível)
Um marco ao romper totalmente com a geometrização dominante nas edições anteriores:
E o caráter gestual também se aplica aos pictogramas
Atlanta, 1996 - Centenário dos jogos (existe até uma intenção de remeter à cultura grega e tal, mas as estrelinhas tão lá ...)
Até a chama olímpica vira estrela ...


Sydney, 2000Atenas, 2004 (os jogos finalmente voltam para seu berço)
E finalmente, Beijing 2004
Super baseado na caligrafia chinesa e na tradição dos selos ...


Agora, tá curioso pra saber o símbolo da Olimpíada de Londres, em 2012 (se o mundo não acabar como dizem algumas profecias malucas) ... Amanhã postagem especial só com o símbolo do evento. Aí eu quero saber o que este bando de designers tem a dizer ...
.
Obrigado, mais uma vez, ao Gustavo pelo material, e até amanhã !

Um comentário:

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Show a série dos cartazes olímpicos!
Parabéns ao Gustavo pelo trabalho e obrigado à Valéria por compartilhar o material conosco!!