domingo, 7 de setembro de 2008

Rufem os tambores !

Os votos foram computados e aqui estão os premiados do nosso Concurso Monstros !
Foram 2 meses de monstruosidades e 53 monstros inscritos, e é com imenso prazer que revelamos agora o resultado:
.
1º lugar ex-aequo: Cafeína (21) e Happy Hour Croqui Monstro 2 (33), ambos do Flávio Serafini

2º lugar: Frango Zumbi (18), de Roger Chiba



3º lugar: Kraken (10), do Arthur


Foram concedidos também 4 destaques:

- Monstro (12), de Felipe Frossard
- Monstro de sangue (19), do Roger Chiba
- Lula (35), do Serafini
- Mercado de Trabalho (41), de Paulo CArdoso

E 9 Menções Honrosas:

- Monstros da ALine
- Rola Tartaruga Rola do Matheus
- Relógio cuco do Lucas Vinci
- Zoombie girl de Daniel Souza
- Vakaloka de Valéria Fialho
- Arquimonstros do Serafini,
- Aracnocolor de Valéria Fialho
- Zumbi Duas Caras de serafini

Para ver todos os concorrentes, visite nosso set especial no coroflot: www.coroflot.com/zooart/concurso_monstros

O sistema de avaliação foi o seguinte:
- Cada um dos jurados votou isoladamente, escolhendo os 3 primeiros colocados e podendo ainda indicar menções honrosas. O voto para o 1º lugar vale 5 pontos, para o 2º lugar 3 pontos e para o 3º lugar 1 ponto. A somatória simples dos votos indica o vencedor.
- Os destaques foram concedidos às criaturas que receberam votos para as primeiras colocações mas não somaram pontos suficientes apra as 3 primeiras colocações. Os demais projetos indicados pelos juízes receberam as menções honrosas.

Abaixo, a tabela de aferição dos votos:
E agora o texto integral dos votos de cada jurado ( é comprido mas vale a pena ).

+ Nelson Urssi ..........................................

Uma Nova experiência monstruosa. À Lord Byron, Mary e Percy Shelley

O Contato diário com as propostas para o concurso foi divertido e, por vezes, non-sense. Porém quando todos os monstros chegaram em minha caixa postal para avaliação o impacto foi extremo. Monstros revisitados, monstros consumidos, monstros nascidos, monstros renascidos...decompostos, a gama de idéias é ampla e inspiradora! Minhas escolhas se pautaram pelo frescor de nossa imaginação e o uso gráfico voltado às necessidades da expressão pessoal de cada um, de nós.

1º lugar: Kraken (10)
Ele é aterrorizante, extremamente pop e letal. Tem uma cauda que sai do coração, precisa dizer mais?
Supera qualquer monstro do Power Rangers, Godzila e Hellraiser juntos. Seu desenho é exato, o traço essencial, as cores ousadamente aplicadas (sem regras bauhausianas), um layout preciso com as informações necessárias e compositivas em forma de legendas. Parabéns Arthur!

2º lugar: Cafeína (21)
Adoro café! Bem, a partir de agora tomarei mais cuidado. Imagem digital minimamente manipulada e conceitualmente precisa. É pura criação que se sustenta pelo terror constante gerado em nosso cotidiano, principalmente para apreciadores e bebedores compulsívos de café como eu... um prosaico monstro! Serafini, hoje meu café tem outro sabor.

3º lugar: Frango Zumbi (18)
Nojento! Fede, e muito! Ele profanou as cozinhas de todo país, hoje nem omelete!
Imagem de qualidade surpreendente, apurada definição de suas caracerísticas, cada textura e alteração da cor transmite uma putrefação mal cheirosa de seu âmago. Filé de fango com saladinha nunca mais! Chiba vc corrompeu todas as famílias brasileiras.

Menções Honrosas:
- Para o monstro Aracnocolor que atualiza "O Robô sensível" de Animatrix e o traço de Aeon Flux de Chung com psicodelismo. Vai além de Giger. A textura de seu corpo, suas tonalidades vermelhas e a cabeça invertida com chifres/antenas/labaredas nos envolvem em um ambiente dominado por texturas harmônicas monocromáticas e expansivas. Feminina e dominatrix, vc não terá chance!

- Para os Monstros de Aline que aterrorizam pelo singelo.
São vitrais gigantes, monstruosos, com luzes hipnóticas e envolventes. Atraem pelo forte grafismo inserido em um cromatismo de restrita e pontual escolha. Aurora borealis urbana, uma estranha experiência perceptiva e arrebatadora.

Este primeiro concurso de monstros mostra como temos muito espaço para refletir a essência humana contemporânea. Seres potenciais que ampliam nosso olhar interior. Aqui podemos nos aprofundar nas entranhas de nossa alma descobrindo assim outros caminhos de evolução. De Frankstein e Drácula ao Monstro do lago e o Homem-mosca, dos monstros japoneses dos anos 60/70 aos limites sensoriais d"O Grito" e d"O Chamado", de Alien e Predador ao "Passageiro do futuro" e Fred Kruger …os sentimentos humanos quando alterados ou recodificados levam-nos a outros universos muito mais reais e profundos, nossas entranhas mentais.

"(…)Não, não te assustes: não fugiu o meu espírito
Vê em mim um crânio, o único que existe
Do qual, muito ao contrário de uma fronte viva,
Tudo aquilo que flui jamais é triste.(…)"
[in Taça Feita de um Crânio, Lorde Byron (George Gordon Byron, 1788/1824) . Tradução de Castro Alves]

+ Fernando Alonso ..........................................

Os critérios avaliados foram os seguintes: criatividade, adequação da idéia ao desenho e a arte propriamente dita.

1º LUGAR: 21 - CAFEÍNA
Esse deve ser a barbada do concurso...o primeiro lugar...A idéia original e adaptação desse desenho ficaram sensacionais, o que me leva a crer que este desenho será o vencedor. Foto inserção bem aplicada, desenho original e bem desenvolvido, tudo casa direitinho.

2º LUGAR: 33 - HAPY HOUR CROQUI MONSTRO 2
Esse desenho, o bom e velho croqui, está super bem executado. O desenho está com um traço bem bonito, suave, proporcional. Ele tem a cara do monstro bonzinho, os olhos estão super expressivos, e a idéia dele ''comendo'' o tronco da árvore tá bem divertida. Achei muito bom o desenho. Esse é o famoso caso clássico do ''less is more''.

3º LUGAR: 19 - MONSTRO DE SANGUE
O terceiro lugar foi mais difícil de decidir. Mas eu gostei da arte dessa caveira, apesar de não ter achado a associação do nome do monstro ao personagem das melhores. Mas, esses traços sujos, mais artísticos, deixaram a caveirona MASSA! O vermelho dramatizou o desenho e o resultado final ficou bom.

Menções:

Monstro (12) Esse desenho ficou muito bem arte-finalizado. Como ilustração ficou muito bonito, e só não ficou entre os 3 primeiros porque o desenho em si não me disse nada. Apesar de não ter um dedo criativo ali, a ilustração é boa.

Mercado de trabalho (41) Apesar dessa técnica (texto ao fundo do desenho trabalhado) não ser nova, a idéia de criação do projeto está muito boa e a adaptação foi bem aplicada. Me chamou a atenção desde o início.

+ Silvio Sguizzardi ..........................................

1º lugar: Happy Hour Croqui Monstro (33)
Esse monstro é simples e bem executado, mesmo sendo ‘apenas’ feito de grafite ele deixa claro sua originalidade e faz com que sua fofura transborde do papel. Ele representa o zoo como nenhum outro.

2º lugar: Mercado de Trabalho (41)
Um monstro super original e bem executado. A idéia do jornal tira o monstro da caixa e leva ele para as ruas onde se faz real no nosso dia-a-dia.

3º lugar: Frango Zumbi (18)
Além de original e monstruoso, esse concorrente é o monstro mais bem executado da competição, seus detalhes são incríveis.

Menções:

Arquimonsters (40): menção honrosa arquitetônica
Rola Tartaruga Rola (07): menção honrosa por mistura original e aspectos funcionais

+ Felipe Telles ..........................................


Justificativa geral: Meus critérios de avaliação foram os seguintes: originalidade, arte e contexto.
Monstro bom não é o mais feio. É o que mais atiça a imaginação. Por quê ficou assim? Quem é ele? Quem foi ele? De onde vêm? Antes de tudo, este é um concurso de arte. Foram considerados o traço, a técnica e claro, a habilidade.

1º lugar: Frango Zumbi (18)
Um frango. Zumbi. Como Hollywood não pensou nisso ainda??
Imagine os frangos não morrendo mais! Se tornando criaturas do mal!
Aliado a uma arte fenomenal, expressiva e caprichada, só podia dar ele.

2º lugar: Monstro (12)
Em que criatura ele está se transformando?? Parece sentir uma dor dilacerante nessa transformação!
Desenho expressivo reforçado pela pintura detalhada. Destaque para a composição de sombra e reflexos.

3º lugar: Lula (35)
A força do desenho, tão expressivo, valeu o mérito no pódio. Ótima sacada e sátira do "personagem". Realmente aterrorizante! É a prova de que o croqui é a expressão máxima do artista. Destaque para o traço livre e pela junção de criaturas.

Menções honrosas:
13_Monstro do Relógio Cuco : Ótimo conceito. Criaturas demoníacas habitando um objeto comum. A pintura caprichada acrescentou personalidade.
16_ZoombieGirl : O autor da composição realmente criou algo assustador! A manipulação da imagem foi bem executada, dando vida a uma criatura... morta!
21_Cafeína: Identificação imediata com o Monstro. Aliado de altas noites sem dormir e dias impiedosos no trabalho.
25_Vakaloka : Mesmo bem meigo, o conceito foi muito bom. As composições da arte com as fotos ficaram hilárias.
50_Zumbi Duas Caras: Flavião novamente, claro! Ótimo traço, aliado a um conceito forte. Dois pontos de destaque: fantástica re-interpretação do Zumbi dos Palmares e uma incível semelhança com nosso troféu.

Agradecimentos:
À Tablet - o vício dos vencedores - e a todos os participantes e colaboradores do blog. Obrigado por participarem da brincadeira.

.

Parabéns aos premiados ! Obrigado aos participantes pelas colaborações e por prestigiar nosso blog ! Nosso agradecimento especialíssimo aos membros do júri pela enorme colaboração e pela riqueza das opiniões registradas nos votos !

.

E é claro que todos os participantes e premiados serão convidados apra a cerimônia de premiação que acontecerá dia 21 de setembro na sede da NAVE !

.

E pra encerrar : amanhã lançaremos nosso 3 º concurso ! Aguardem ....

16 comentários:

Anônimo disse...

galera soh de brinks ae hein

Que 3o lugar é esse? Tanta coisa ae e o kra escolhe um rabisco xD Vo por a melissa ae pra competir [ quem sabe vai rir ].



brincanagem hein . sem comentários.

Aline Bottcher disse...

dia 21?
aida dá tempo de perder uns quilinhhos

Thiago Luporini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Luporini disse...

Uau a premiação será no passado!!! Chamem o Doc Brown com sua máquina do tempo!!! DeLorean na área! Não seria dia 21 de setembro? Será que eu ainda não fiz aniversário? Esse post abrirá uma fenda no espaço/tempo que levará à eventos que causarão devastações de proporções catástróficas! Com sorte talvez isso se limite à nossa galáxia!!!! Corram para as montanhas! Essa dica é sempre do Felipe, o que tem lá?

Valeria Fialho disse...

calma gente ... eu não estou querendo interromper o fluxo do espaço-tempo não ... isso se chama "gagazisse" mesmo , coisa da idade ... já está devidamente consertado ... festa da premiação: dia 21 de setembro ! cervejinha e minduins na NAVE ...

serafini disse...

EBA!
Esse júri sabe de tudo! Mandam Muito!
Agora tenho direito a cervejinha e todos as variantes e estados físicos existentes dos minduins.

Depois agradeço em forma de POST e com processo de criação da imagem.

Unknown disse...

Parabéns ao vencedor e a todos os participantes, afinal foi uma delícia ver os 43 monstrengos lado a lado, dividindo genética e imaginação.
E parabéns aos "donos" do blog pela organização e criatividade. Vamos às camisetas!

Anônimo disse...

Isso Non Ecxiste!

galera ta de brinks mesmo, degão. Vou fazer uma parceria com a Melissa.

Chiba disse...

Dia 21 tamos ai, e parabéns ao Serafini e aos demais participantes!

Valeria Fialho disse...

hehehe ... degaum e seus comentários sempre finérrimos ...
eu acho que vocês devem fazer uma parceria com a "Melissa" e detonar no concurso de camisetas !
Ah ... e parem de fazer muchocho apareçam para a festinha da premiação ... como disse o Flavião vamos ter todas a variações imagináveis de minducas ! E parabéns aos representantes da FACAMP, Paulo IGNACIO pelo destaque com seu Mercado de Trabalho e Chiba pelo segundo lugar com o Fango Zumbi ! Profissionais de elite na cabeça!

Anônimo disse...

AUHEIUAhuiae
Estaremos aí!

Ainda mais agora que eu sou um garoto destaque.
Parabéns Serafini! O Happy Hour Croqui Monstro 2 ficou muito legal iuaheiueaae

Betão Fialho disse...

esse post é pegadinha!quem ganhou foi a mãe da feiona!!!!!!!!!! senão eu tiro o blog do ar....

Betão Fialho disse...

aliás diego, que foto é essa? você e o hindú? hahaha

Anônimo disse...

"vc me respeite seu velho sem vergonha !"

aeee betão é a moema e a eveline ..tão boas né ?

delicia =p

vo rabisca umas coisas pro concurso da camiseta ...[ o rabiscar foi literalmente mesmo ]

Anônimo disse...

Moema e Eveline nada...
Sou eu e o Diego na festa do contrário. Pode assumir, meu amor ... a gente é Designer

AEIUHIEUauiaee

(ps: vcs podiam simplificar essa tal de verificação de palavras que é exigida na hora de postar. É muito difícil! aiuHEUIe)

a minha é: ywilypsr

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Parabéns Flaviuds, premiados e todos os participantes! Foi mal pela demora, mas estive ausente por uns dias... hehe... Abs