domingo, 14 de setembro de 2008

Erté ! ilustração, cenografia e moda.

Conforme prometido, aqui vai meu post sobre o ERTÉ.

Romain de Tirtoff, conhecido como Erté (nome que reproduz o som das iniciais R e T), nasceu em São Peterburgo em 1892 e foi para a França em 1911.Em Paris, trabalhou com um dos mais importantes criadores da moda de todos os tempos, Paul Poiret. Criou cenários para diversos espetáculos teatrais, ilustrou capas para a revista Harper's Bazaar, além de criar cenários para o Folies Bergère de Paris e para o Ziegfeld Follies, de Nova York.Durante uma visita a Hollywood, em 1925, trabalhou como figurinista para diversos filmes e também criou roupas para a atriz Josephine Baker.

Erté gostava de utilizar peles compridas, jóias e um grande número de acessórios, que compunham figurinos com detalhes inteiramente personalizados. Em cada trabalho que executava, Erté trazia a inspiração de temas persas e indianos do século 16, com traços muito pessoais, elaborados, e a figura feminina concebida sempre de maneira sensual.


Concepção para cenário:

Série de esculturas:





Alfabeto:

E mais trabalhos:



Bom, deixando de lado o blá-blá-blá biográfico ... os desenhos são maravilhosos ! Eu adoro o traço, a utilização das cores, a geometria das composições ... Bem , como já disse, este tem lugar garantido no meu panteão de mestres do desenho !

Para conhecer mais do trabalho do artista, visite o site oficial que tem bastante material: http://www.erte.com/

3 comentários:

Aline Bottcher disse...

eu querooooooooooooooooooo!

Cara... muito lindo... eu tinha esquecido o nome dele... valeu pelo post, Valéria..

Anônimo disse...

Um clássico! Deco eh pouco.

Urso

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Lindos mesmo os desenhos! A viagem de ácido mais elegante de todos os tempos...