quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Croquis e um pouco de arquitetura ...

Mais um croqui subtraído do Betão:
.
Pra quem não conhece, este é o ginásio do Clube Paulistano, projeto de 1957, de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha ( Prêmio Pritzker de 2006) .
E pra completar um croqui do arquiteto (que eu acho fantástico porque com poucos traços informa tudo que é necessário para a compreensão da essência do projeto):

Este projeto foi escolhido através de um concurso e o arquiteto era super jovem quando o venceu. E na época ele ainda projetou a cadeira Paulistano ( que com certeza consta na minha lista de clássicos do design).


Se quiser saber um pouco mais, veja esta entrevista no designboom
Amanhã tem mais croqui ...

2 comentários:

Unknown disse...

realmente, croqui do Paulinho dispensa comentários...quanto a cadeira, quem nunca quis ter uma em casa? A semelhança com o nome faz os paulistanos acharem que foi uma graça do capixaba, mas a referência é do clube mesmo...A discussão do croqui no blog é mais do que bem-vinda e necessária. E o do Beto faz jus á qualidade do objeto na mira...cadê os outros Betão?

Eduardi disse...

Obra Prima, mas vale ressaltar que ele não a fez sozinho, fez em parceiria com João Eduardo De Gennaro um arquiteto tão formidável quanto Paulo. Inclusive arrisco dizer que esses croquis são dele...