quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Croqui + estudo de cores


Bom, aqui vai um croquizão ... e um estudo de cor que eu fiz no photoshop mesmo...
Alguns desenhos pedem por uma determinada cor, mas outros te deixam numa dúvida cruel...
.
Bom, o porquê desse post...
.
Há um tempo atrás, lá em 2002, estava eu e mais um bando de 30 neguinhos com olhos grandes e curiosos com o que a gente começava: primeira turma de design da facamp.
As aulas da Valéria eram de desenho e eu s.e.m.p.r.e. penei pra conseguir desenhar. Minha proporções são completamente desproporcionais e meus ângulos inexistentes. O desenho pra mim sempre foi muito 2D demais e tenho dificuldade em pensar no 3D no papel.
Outro dia, olhando meus desenhos de 2002 em uma aula com modelo-vivo, fiquei boba. Como eram ruins! E ainda são! E sempre que eu digo que sou designer ou que eu ilustro, as pessoas na hora: nossa, então você sabe desenhar muito bem!
E eu: não! não sei.
Eu sei desenhar bem o que eu sei desenhar. O que eu não sei desenhar, sou péssima. Por exemplo: Um cavalo. Meu Deus do céu, é o caminho pro inferno de tão horrendo. Mas uns monstrinhos divertidos ... acho que sai exatamente como eu vejo na minha cabeça.
Aí é que fica: o talento do desenho, se não amplificado em todas as áreas, continua sendo talento?
Ok, ok, um post meio fora de hora, já que o podcast foi sobre isso e já faz tempo. Mas acho que ainda vale, né?

Um comentário:

Valeria Fialho disse...

querida aline: pra começar, um post sobre desenho e com desenhos nunca é fora de hora !
aliás, a intenção dos zoocasts é justamente lançar umas pulgas atrás das orelhas dos outros ... a gente fala muita besteira, o betão é sempre meio grosso, a pauta é sempre uma zona ... mas a idéia do programa é lançar uma questão qualquer e , de preferÊncia, não respondê-la mesmo ( cada um que comece a maquinar suas prósprias pirações e opiniões)
acho que você colocou uma questão interessante: as habilidades que nos configuram como "desenhadores" são variadíssimas, e vem justamente daí toda a graça da brincadeira !
... e cá entre nós: eu também não sei se me garanto desenhando um cavalo ! coisinha difícil ! hehe ...
pra mim continua valendo : é a capacidade de expressão que conta ...

ps: não se esqueça da nossa festinha de premiação no domingo hein?