segunda-feira, 7 de julho de 2008

"ooola", de Ettore Paiola

Continuando nossa série "acadêmicas", abrimos espaço para o TCC do Ettore Paiola, concluído em 2007, na Facamp e sob orientação da Professora Cecília Consolo. O trabalho intitulado "ooola: Projeto e Estratégia de Marca", desenvolveu uma marca para prestadora de serviços. É o design e o esporte no acompanhamento de eventos esportivos.

O projeto foi realizado em 2 etapas:

PESQUISA
- Cenário (político, social e econômico com perspectiva em design)
- Amantes do esporte (evolução dos modos de acompanhamento ao esporte)
- Hipótese
- Pesquisa de Casos (análise de exemplos existentes com características que podem ser aplicadas no projeto)
- Análise de casos e reformulação da hipótese
- Linguagem gráfica aplicada ao contexto esportivo
- Teste da hipótese com usuários (pesquisa com público-alvo realizada nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007)
- Perfil do mercado
- Perfil do usuário
- Pertinência e Posicionamento

PROJETO E ESTRATÉGIA DE MARCA
- Introdução e definição da marca
- Serviços oferecidos
- Conceito
- Criação de nome e marca
- Sistema de cores
- Elementos gráficos de aplicação
- Papelaria Institucional
- Material de Comunicação
- Agências
- Espaço de Convivência
- Frota
-Kit torcida
Algumas imagens do material desenvolvido:
CONJUNTO DE LIVROS
O produto final do trabalho foi apresentado em 2 volumes (roxo = Pesquisa / laranja = Projeto e Estratégia de Marca). Ao lado os livros dentro de uma luva.

SUMÁRIO_PESQUISA
Sumário do volume roxo = Pesquisa

FICHAS de PESQUISA: RIO2007

Fichas desenvolvidas para realização de pesquisa durante os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Foram entrevistadas 100 pessoas durante os 17 dias de evento. As fichas apresentam imagens representando cada opção de resposta, com a intenção de captar respostas instantâneas e de forma impulsiva. Os entrevistados se identificavam com as imagens muito rapidamente e elogiaram muito o formato da entrevista.

SUMÁRIO_PROJETO

Sumário do volume laranja = Projeto e Estratégia de Marca

CONCEITO

A criação da marca girou em torno de 4 vertentes: o ao vivo, a comunidade, o conforto e o entretenimento. A utilização da linguagem gráfica aplicada no contexto esportivo foi realizada desde o início em toda a criação da identidade da marca.
A idéia foi criar uma marca que transmita agitação, o movimento da torcida e a vibração presente em um evento esportivo. A cor é um elemento muito importante quando se trata de esporte, pois identifica grupos e torcidas de diferentes equipes, criando uma vasta e vibrante gama de cores. Sendo assim, na execução da marca, a cor preta foi excluída em todos os aspectos como um partido de projeto, não sendo aplicada em nenhum momento. A principal intenção foi criar uma nova torcida, diferente das já existentes e sempre com a identificação de uma cor forte e vibrante. Para ilustrar melhor as vertentes exploradas na criação da marca, 4 imagens foram selecionadas e demonstram o que foi buscado como identidade de marca.

MARCA


A escolha de um nome para a marca desenvolvida partiu da busca de um nome associativo, que remetesse facilmente ao público-alvo. A palavra ola possui etimologia espanhola e significa onda em português. Porém, durante a Copa do Mundo de 1986, um característico movimento de torcida foi inventado nas arquibancadas dos estádios mexicanos, que se popularizou pelo mundo.
O principal foco de projeto foi o movimento da ola, porém com a preocupação de se desassociar com a onda do mar.

ENVELOPES

Em toda identidade da marca, foram utilizadas as silhuetas de torcedores e fragmentos da marca como elementos de aplicação gráfica. Além disso, há a diferenciação por cores, de forma que em tudo que é destinado ao usuário é utilizado a cor laranja, enquanto que no material de utilização interna usa-se o roxo.

ESPAÇO_CONVIVÊNCIA

O espaço de convivência é um local utilizado pelos usuários enquanto não acontece o evento esportivo principal. O tamanho do espaço varia de evento para evento. Foi criado todo o material interno deste espaço, além dos uniformes dos monitores, pulseiras de controle e crachá.

FROTA

A frota é composta por três tipos de veículos: carros, ônibus e caminhões. Os carros são utilizados pelos funcionários das agências para locomoção durante os horários de serviço. Os outros dois tipos de veículos são utilizados nos eventos esportivos. O ônibus é utilizado pelos usuários como meio de transporte para os eventos e o caminhão é utilizado para transportar o espaço de convivência aos locais de eventos.


Parabéns ao Ettore pelo excelente trabalho ! E para saber mais sobre este e outros trabalhos, visite seu site:

Nenhum comentário: