terça-feira, 22 de julho de 2008

almodóvar ... filmes, cartazes, músicas e DESEO !

Já que estamos na onda de cartazes, cinema e trevas ... que tal um pouco de cor, calor, paixão e DRAMA, muito drama ?
Eu sou suspeitíssima pra falar... porque pra mim, ALMODÓVAR é o cara! Seus filmes conseguem mesclar humor e drama, escatologia e singeleza, requinte visual e cafonice de uma maneira desconcertante e pra mim que tenho lá minha parcela de sangue (e humor) espanhol suas estórias são extremamente tocantes (se você conhecesse minha família iria sacar de primeira do que estou falando) .
Mas como isto aqui não é divã de terapeuta ... vamos falar dos cartazes dos filmes ! São peças que incorporam perfeitamente o espírito das produções e nos preparam para a linguagem visual (e narrativa) dos filmes ... o exagero, as cores, a dramaticidade e o humor ...
.
2006 - Volver (Volver, Esp.)
2004 - A Má Educação (La Mala Educación, Esp.)
2002 - Fale com Ela (Hable con Ella, Esp., Fra.)
1999 - Tudo Sobre Minha Mãe (Todo sobre mi madre, Esp., Fra.)
1997 - Carne Trêmula (Carne trémula, Esp., Fra.)

1995 - A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, Esp., Fra.)
1993 - Kika (Kika, Esp., Fra.)
1991 - De Salto Alto (Tacones lejanos, Esp., Fra.)
1990 - Ata-me! (¡Átame!, Esp.)
1988 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, Esp.)
1987 - A Lei do Desejo (La Ley del deseo, Esp.)
1986 - Matador (Matador, Esp.)
1984 - ¿Qué he hecho yo para merecer esto?
1983 - Maus Hábitos (Entre tinieblas, Esp.)
1982 - Labirinto de Paixões (Laberinto de pasiones, Esp.)
1980 - Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón

E pra completar a filmografia:
1985 - Tráiler para amantes de lo prohibido (media metragem para TVE c)
1978 - Folle... folle... fólleme Tim!
1977 - Sexo va, sexo viene
1976 - Muerte en la carretera
1976 - Sea caritativo
1975 - Blancor
1975 - La Caída de Sódoma
1975 - Homenaje
1975 - El Sueño, o la estrella
1974 - Dos putas, o historia de amor que termina en boda
1974 - Film político


Quem quiser mergulhar de cabeça no universo almodovariano pode se aventurar pelo livro :
E para aqueles mais afoitos por informações complementares:

site oficial
pagina brasileira sobre o diretor
sinopse de todos os filmes
pagina com mais links e downloads

Um post para o universo almodovariano é pouco, com certeza voltarei ao assunto para falar das aberturas dos filmes, das trilhas sonoras, de suas musas, da linguagem visual ...

E pra finalizar, uma de minhas imagens preferidas, do filme "Todo sobre mi madre" ...

Nunca assitiu um filme do cara ? Corre já pra locadora ...

4 comentários:

Felipe Telles disse...

eu confesso que fico um pouco perdido quando se trata de artistas como ele, mas por isso que gosto do blog.

Sempre aprendendo.

AleGrazzini disse...

Muito bons...só vi uns 3 filmes dele até hoje vou aproveitar a deixa pra correr atrás de mais uns!

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Essa é a Valéria! Muito bom o post, tava faltando nas referências fundamentais Zoo! Tudo bem, tb sou suspeito pra falar... Além dos filmes serem cabulosos, o que são esses posters?!? Haja 'coración'!! hehe...

ps.: claro que os filmes novos tb são ótimos, mas pra mim, Tacones Lejanos será sempre o melhor! :)

Valeria Fialho disse...

fica tranquilo marcinho que o "Tacones" com certeza será objeto de mais alguns posts ...
freud explica !