segunda-feira, 31 de outubro de 2011

#16

Opa ! Mais um concorrente !
.

Este foi feito pela Daniela Gabriel, aluna do 4º semestre do Cursos de Arquitetura e Urbanismo do Senac !
E o desenho foi inspirado em uma igreja que ela vê todo dia da janela de onde trabalha ...
.
E a sugestão para o logo das costas ...
.
E estamos rumo à reta final do concurso ... faltam só 15 dias !

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

III Simpósio de Arquitetura e Urbanismo Senac

.


Olá pessoal ! O III Simpósio de Arquitetura e Urbanismo Senac vai acontecer no dia 18 de novembro !

.

Este ano o tema é: "EXTREMOS : Arquitetura & Emergência".

Para saber mais sobre o tema, palestrantes e afins ... visite o site www.sp.senac.br/simposio . No site também temos textos , produzidos por professores do Senac e convidados, para já começar a discussão.

.

Participem ! Ajudem a divulgar !

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

Loja / Fachada


Essa aqui é ao mesmo tempo uma idéia brilhante e muito perigosa... Em New York ficou ótimo, mas quero só ver a adaptação tupiniquim no que vai dar...

Jonathan Adler, junto com o eBay, transformou a fachada de um prédio (sim, apenas a fachada... apenas a superfície do edifício) em uma loja.


As compras dos produtos expostos é feita direto no celular através dos códigos QR estampados por toda a fachada.

Para a propaganda isso é um sonho: não se trata mais de um anúncio, mas de uma loja de fato estampada em uma parede, que pode vender, e não simplesmente tentar convencer alguém a comprar; não suficiente, a conveniência da pessoa ver o produto de fato ali (e não uma representação do produto) sem precisar se dirigir até a loja (vai saber onde ela ficaria). Brilhante.

Do lado urbano, bem.... em um lugar civilizado como a Park Avenue, fica bom; já por aqui com nosso hábito do puxadinho... medo.


caderninho, a jornada!

"Rapadura é doce, mas não é mole não"

É com essa sábia frase que começo aqui, uma série com os desenhos do meus mais novo caderninho, presente de - nada mais, nada menos - nossa embaixadora do Zoo, que me fez assinar um contrato com o ... deixa pra lá!




Isso ae galera, vamos todos mostrar o que a gente realmente faz nas aulas da faculdade!

abraços

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

caderninho "is back" ...


Desenho antigo, mas que eu não tinha digitalizado ainda ... vamos ver se eu consigo voltar a postar desenhos por aqui !
.
Aliás ... quem mais se habilita ?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

#09, #10, #11, #12 e #13

E ai vai minha participação para o concurso!
Dessa vez me empolguei um pouquinho e fiz 5 estampas hehe, ai vai:

Tomei duas abordagens diferentes, a número 9 é mais do que uma homenagem à nossa querida cidade, é também uma homenagem à um grande compositor e uma de suas músicas, que também homenageia nossa querida cidade. Em outras palavras, é uma homenagem à uma homenagem que também homenageia o homenageado em questão (deu pra entender):




Já as camisetas 10, 11, 12 e 13 (em ordem), eu resolvi fazer uma série, especialmente lembrando dos meus professores arquitetos hehe:


Duas coisas, fiz uma pesquisa rápida, se algum nome estiver errado eu agradeço a correção dos mais entendidos do assunto, dai eu corrijo as camisetas, e outra, achei estranho todas as camisas do concurso serem PB até agora. Como no regulamento só dizia que era uma cor (não necessariamente PB) eu resolvi trabalhar com cores diferentes nas camisetas. Se esse não for o caso, é só fazer um pequeno esforço mental e imaginar elas PB.

No embalo ... mais Barriga !


Barriga Arquitetônico do mês !
Clique aqui e confira !

Aula de desenho do Barriga






Excelência em pedagogia!!!
Ou não!

domingo, 16 de outubro de 2011

Lisergia da juventude #2: Projeto IV

Esta viagem é uma das minhas façanhas que o Marcinho mais gosta. Como eu consegui passar em projeto fazendo este tipo de coisa ainda é um mistério.

O projeto em questão era um conjunto habitacional com 20 casas. Estávamos no final do 2º ano de faculdade, e a maioria dos colegas estava tentando resolver um desenho de casa que pudessem replicar 20 vezes ao longo do terreno, solucionando o problema proposto na disciplina. Eu já estava tentando fazer outra coisa: experimentar com a complexidade do problema e fazer uso de computação para solucionar o projeto (não para representar o projeto).


A primeira insanidade mental foi estabelecer que eu iria fazer 20 casas completamente diferentes, e iria agrupá-las em uma massa de ferro e vidro, inteira com iluminação zenital. A segunda insanidade foi assumir que o projeto seria totalmente irregular, portanto o telhado de vidro seria igualmente irregular. Estabeleci o número arbitrário de 52 águas de telhado, e criei com auxílio de cálculo no CAD este telhado sem-noção, e sua estrutura.



Resolvida a estrutura do telhado e fazendo a seção das inclinações de forma que eu encontrasse o espaço residual com pelo menos 2 metros de altura, distribuí as residências de forma irregular cirando cada uma de uma forma diferente. Fiz questão de mobiliar todos os projetos para mostrar que, apesar de terem formas estranhas, eram todos perfeitamente usáveis.




Todas as residências eram térreas, mas ficavam no andar superior. No nível térreo ficava o estacionamento e as escadas para acesso a cada residência.

Não é preciso comentar que o projeto em si é dispendioso, impraticável, e inviável. É algo quase nonsense, já que não faz o menor sentido uma coisa dessas quando se pode viver confortavelmente com algo mais prático, barato e dentro das expectativas culturais do que seria uma residência... isto foi apenas uma experimentação e um desafio, já que meu professor, ao ver o partido que meu projeto estava tomando, duvidou que eu conseguiria resolver sequer o telhado.


Não só o telhado foi resolvido, como todo o resto. Cada espaço em cada residência foi projetado. Há casos curiosos como um lavabo de 1,5m x 1,8m com um pé direito de 4m de altura que eu provavelmente não faria se tivesse mais de 2 meses para construir o projeto.







sexta-feira, 14 de outubro de 2011

imagem do dia


Obra do arquiteto/artista Marcos Zotes "CCTV/Creative Control" (video) durante o festival Bring th Light no Brooklyn em Nova York.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

#07

.
Pra fugir de um texto que eu tenho que acabar ... resolvi fazer uma camiseta pra relaxar !
Adivinhou qual a inspiração ? Esta não vou contar ...
.
Abaixo a versão oficial
E possíveis variações



Fui !

sábado, 8 de outubro de 2011

#06

Ae minha primeira contribuição pro concurso!
Valeuu!





#05


Eba ... mais um concorrente !
.
Concebida pelo Ricardo Parga, aluno do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Senac, e batizada pelo seu autor de "Desenhando São Paulo" !
.

.
Abaixo o jeitão da camiseta ...


... com o selinho nas costas
.
E que venham os próximos !