Hoje aproveitamos o domingão pré feriado para pegar um cineminha ... então fomos assistir "Onde vivem os monstros", adaptação do diretor Spike Jonze para o clássico infantil escrito e ilustrado por Maurice Sendak em 1963.
.
O filme trata da infância e do processo de se tornar adulto com bastante delicadeza e tem momentos sublimes.
A direção de arte é ótima, a fotografia linda e a trilha sonora muito bacana dá o tom certo para o clima de fantasia do filme. Isso sem contar que os "monstros" são criaturas adoráveis e esquisitas, cheios de sentimentos "a flor da pele" (nota dez para os bonecos animatrônicos criados pelo fantástico estúdio de Jim Henson com expressões faciais concebidas digitalmente).
O filme é meio esquisitão (marca registrada do diretor de Quero ser John Malkovich e Adaptação) e eu acho que a criançada não vai gostar muito não (principalmente a geração videogame). Acredito que, assim como eu, os adultos vão se emocionar muito mais (mesmo porque o filme é meio tristinho mesmo ... afinal de contas, crescer não é fácil ...). Sem querer dar spoiler: a cena da despedida do garoto e dos monstros é muito, muito bonita (e triste).
.
E é claro que não podia faltar neste post a arte original do livro ... para quem não conhece, vale a pena a leitura (os desenhos são ótimos).
E, para os paulistanos, bom feriadão amanhã!