Bom, pra encerrar nossa febre de monstros, nada melhor que prestar uma justa homenagem ao nosso grande representante do cinema de terror nacional: José Mojica MArins, o Zé do Caixão ! Seu mais recente filme é o "Encarnação do Demônio" de 2007 e que encerra a trilogia iniciada com "À Meia-Noite Levarei sua Alma", de 1964, e "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver", de 1967.
na foto: Zé do Caixão encontra Christopher Lee, em 1974
Quem nunca assistiu a uma sessão trash na TV com algum filme dele que atire a primeira pedra !E à meia noite de hoje não levaremos a alma de ninguém, credo, mas encerrarremos o nosso concurso ! Com estilo ! E que vença o melhor !
Já que abri o concurso com o terrível Monstro Neo-Riche da Cafonalha, fecho agora com uma última postagem (ou não) do implacável Monstro da Ressaca! Desenhinho sem vergonha mas, digamos que foi o máximo possível de se fazer em momento de ataque fuminante... :)
Esse concurso botou pra quebrar! Boa sorte e, desde já, parabéns a todos os participantes!
Já está no ar nosso 4º programa ! O tema é: "É preciso saber desenhar para ser designer?". O programa de hoje além do tradicional time titular ( Eu, Betão e Silvio) teve a participação do ilustre casal Flavião (vulgo Serafini) e Patrícia ao vivo e ainda a colaboração ( via email) do Marcinho e do Felipe Telles.
Ouçam no player da barra lateral ou acessem via gcast ( e assinem no itunes):
Pra variar um pouco, em meio a tantos monstros, aberrações, criaturas esquisitas e afins ... gostaria de mostrar aqui um trabalho excepcional, de autoria da Ana Luiza Hadler, estudante de Design da Facamp ( e que está finalizando este semestre seu TCC). Este trabalho foi originalmente desenvolvido para a disciplina Desenho IV -Ilustração, ministrada por mim e pelo Betão (para turmas de 4º semestre)na Facamp. A solicitação inicial era a elaboração de um auto-retrato e o aluno poderia escolher qualquer tipo de manifestação artística para se expressar. A Ana optou pelo vídeo para mostrar suas paixões - a dança e o desenho. O resultado, como vocês poderão conferir, foi muito, muito além de qualquer expectativa. Eu afirmo, sem titubear, que foi um dos melhores trabalhos que já recebemos ( e olha que eu e Betão já temos lá uns 10 anos de estrada acadêmica). Assistam e comprovem. E parabéns a Ana pela sensibilidade e competência.
Pra aproveitar o embalo da febre monstro instaurada na reta final do nosso concurso, apresento o concorrente 49, de minha autoria mesmo. É o Aracnocolor ( ele ia se chamar Mosquiton - pra honrar sua herança almodovariana, mas meu dileto esposo Roberto sugeriu o aracnocolor e eu, pra não contrariar e não ferir seu orgulho masculino, resolvi acatar ...). Ele é meio aranha, meio inseto, meio dragão chinês e meio technicolor ( o que dá 2 inteiros) ... Pra variar, não ficou lá muito assustador ... Tá meio alegoria de escola de samba, então digamos que é um monstro a la Clóvis Bornay desfilando no Hotel Glória.
.
E continuamos na maratona monstro até domingo ! Envie o seu!
Socorro ! Avalanche de monstros ! Em sua reta final, nosso concurso está recebendo muitos novos concorrentes !
Nesta leva, de uma vez só, 5 concorrentes, todos de alunos do 2º semestre do curso de Design Industrial do Centro Universitário SENAC. Boa sorte a todos e lembrem-se que nosso prazo final é dia 31 de agosto !
.
O primeiro ( por ordem de chagada) é o JACK do Fernando Contiero Felipe:
Este monstro sem nome, e muito assustador, é do Paolo de Santi Gurdian: Agora, pra honrar a ala feminina de criadoras, que por enquanto só tinha a Aline e eu (Valéria), mais 2 monstros de "alma" feminina. Este é da Priscila Higa: E este é o Petrak, da Thalita Jordão: E pra encerrar esta leva, nosso monstro nº048, do Pedro Rossetti: A todos, boa sorte, e até o próximo monstro !
Já que estamos em uma onda de caderninhos, rabiscos e afins, resolvi garimpar um pouco, e na minha breve pesquisa encontrei um site incrível para os que admiram ver o desenho em sua fase mais bruta, ou como verão nos videos, não tão brutas, pois alguns dos trabalhos, se não a sua maioria são pra lá de rebuscados, e com certeza, o que vale aqui é observar a técnica dos artistas. O que também é bem bacana de ser visto, são as personagens tomando forma da maneira mais clássica, ou seja, uma folha em branco, um lápis na mão e muita idéia na cabeça! O site conta com grandes nomes contemporâneos, como Gary Baseman, fazendo um sketch fabuloso nas páginas de seu caderninho, no caso, um livro. Como estamos a poucos dias do final o concurso monstros, separei alguns videos de ilustradores, concebendo suas criaturas medonhas, babosas, decompostas e peçonhentas!
O visual do site remete a um cinema antigo, com os profiles dos artistas em "tickets", tudo muito bem tratado, porém, com um clima sinistro, propício pra nossa fase não?
Nossa, hoje o dia está rendendo ... Mais dois concorrentes de peso !
Acabam de chegar os terríveis Skullhead e Sangue Sunga ( que é mosntro e toy art), de autoria do Ismael T. M., também aluno do curso de Design Industrial do SENAC.
Conheçam então, o Skullhead:
E Sangue Sunga: E que venham mais monstros ! Credo !
Mais um concorrente, enviado pelo Paulo Roberto IGNACIO Cardoso, aluno do curso de Design da Facamp !
. A descrição (nas palavras do autor) : . Uma grande característica desse monstro é que ele realmente existe. Isso mesmo... ele existe! E costuma assustar trabalhadores em geral. Ele poupa crianças e idosos, mas infelizmente essa criatura é muito cruel com recém-formados e adultos. Muitos o temem por não conhecê-lo a fundo e outros o temem por conhecê-lo demais, ou seja, sabem que o monstrengo não tem piedade alguma. Atualmente ele está me assombrando muito e algo me diz que isso só vai piorar daqui pra frente. Tenho medo, pois não existe uma maneira de fugir dele e cheguei à conclusão que a única maneira de diminuir esse medo é enfrentando-o. A batalha final ainda não chegou, pois será só no final de 2009, mas tudo há de dar certo. Ha ... quer saber o nome do monstro? . Chama-se MERCADO DE TRABALHO! . Ele foi feito com uma tablet, uma máquina fotográfica, photoshop, illustrator e winamp.
.
Boa sorte ao Paulo e, acho que nem é preciso falar ... mas que venham mais MONSTROS !
Bom, já que o concurso não acabou e eu não tava com vontade de prestar atenção em algumas aulas, fiz mais um monstrinho pra coleção! E também não tava com vontade de ganhar mais uma tendinite pra pintar o desenho no mouse, como o Aedrus.
Esse não tem história, saiu sem planejamento nenhum e de um monte de rabiscos. Então só chamei ele de Assassino.
Lapiseiras 0.7, 0.5, 0.3 e retoques no Photoshop =)
Este é o Gliter Zilla ! Enviado pelo Lucas Lopes, aluno do 2º semestre do curso de Design Industrial do Centro Universitário SENAC. Mais um honroso concorrente do nosso Concurso !
O prazo está acabando ... Envie o seu monstro até o dia 31 de agosto e concorra ao troféu ZOOmbie (que aliás está publicado no site do ZOO , confira e aproveite para conhecer mais do nosso trabalho por lá).
Primeiro foram os estudos de esqueletos de personagens de desenhos animados, mas teve um louco que foi além: o Naturhistorisches Museum Basel apresenta a exposição Animatus, do artista sul-coreano Hyungkoo Leeque, através de análises tridimensionais de anatomia e métodos de pesquisa de fósseis, desenvolveu modelos da ossatura de personagens como o Pato Donald e seus sobrinhos, Tom & Jerry, Pernalonga, Coiote e Papa-Léguas, entre outros:
Lá se vão 22 dias desde a última aula, quando falamos do velho Bucky. Hoje, rompendo o silêncio e mandando o excel para a pqp, resolvi relembrar a minha ascendência e mandei bala na poltrona Mamma de Gaetano Pesce. Achei que vocês estavam precisando um pouco de carinho materno, poque é monstro prá ca´, gosma pra lá, todo dia tem monstrinho novo, blá blá blá...assim vocês vão ter que fazer terapia. (ou não!). Ah, para quem não conhece o trabalho do Gaetano Pesce e a sua famosa poltrona eu tenho um conselho, se vira e vai pesquisar vagabundo! Estão dispensados! (essa é bem de psor - o perdedor)
Alguns sketches que fiz inspirado pela onda do "rabisque sem medo"! São meio, sei lá, como diria o Betão, mil coisas... E dá-lhe Serafini pela inspiração!
e hoje é dia de lembrar o que mais eu fazia além de pular de pogobol.
isso aí ! ploc monsters de 1988!
referência básica para monstros que povoaram nossa infância (e juventude no caso de alguns né....)
eu adorava, colecionava e colava no caderno, no armário, na cabeceira da cama...
os monstros eram batizados com nomes próprios e você sempre corria o risco de se achar, comigo isso nunca aconteceu pois não tinha uma figurinha silvio ... hahaha, mas olha só a roberto o que propicia....
a ploc ainda te mandava um poster para colar as figuras se você enviasse 2 ou 3 embalagens para uma caixa postal.
o sucesso das figuras gerou outra coleção, a ploc monsters 2, e quem sabe um dia volta uma ploc monsters 3???
o desenhista das figurinhas era um cara chamado CELSO LAZZETI D'ELIA ou CÉU D'ELIA. dêem uma olhada nos trabalhos, pois ele manda muito bem!!
espaço aberto aos membros do grupo ZOO e a todos aqueles interessados em discutir arte, grafite, ilustração, toy art, HQs, design, arquitetura, cinema ... e, principalmente, aqueles apaixonados pelo desenho, em todas as suas vertentes.