Pois é, esses monstros gringos consagrados, Drácula, Yeti, Medusa, Frankstein, Godzilla, etc.. Já fazem parte do imaginário popular no mundo todo mas, e os nossos monstros?
O folclore nacional é rico em criaturas esquisitas, alguns eram em suas origens seres bem malvados, porém, a "globo-lização" conseguiu converter quase todos em personagens, no máximo, "sapequinhas". Mas qual desses pode ser eleito o nosso grande monstro tupiniquim?
Desclassificados logo de cara: a Iara, o Negrinho do Pastoreio, a Vitória-Régia e o Boto cor-de-rosa. Desclassificados depois de pensar um pouco: O Saci Pererê, o Caipora e o Curupira.
Porque Monstro que é monstro tem que apavorar!!
Então vamos a lista:
Boitatá: Uma gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos! A palavra de origem indígena como a lenda, tem o significado de cobra (mboi) de fogo (tata), sendo Mbãetata em sua lingua original. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas.
Pelo fator "militância de sustentabilidade radical": 6 zoos!
Mula-sem-cabeça: A versão mais difundida é de que uma mulher, virgem ou não, que tivesse coito com um padre católico, se transformaria em Mula-sem-cabeça. Outra versão é que, se um padre engravidasse uma mulher e a criança fosse do sexo feminino viraria mula-sem-cabeça e se fosse menino seria um lobisomem! A Mula-sem-cabeça sai pelos campos soltando fogo pelas ventas e relinchando, apesar de não ter cabeça!
Pelo fator "total absurdo da história": 7 zoos!
Chupa-Cabra: Um animal desconhecido para a zoologia que mata sistematicamente animais rurais em regiões da América, como Porto Rico, Florida, Nicarágua, Chile, México e Brasil. O nome da criatura deve-se à descoberta de várias cabras mortas em Porto Rico com marcas de dentadas no pescoço e o seu sangue totalmente drenado.
Pelo fator "alguém amigo de alguém disse que já viu": 5 zoos!
Cuca: É um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Reza a lenda que era uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está num dragão, a Coca das lendas portuguesas, tradição que foi trazida para o Brasil na época da colonização.
Pelo fator saudosista "eu via sítio do pica-pau amarelo": 7 zoos!
Maluf: Um ser aterrorizante que some com o dinheiro das pessoas. Criado por uma maligna mistura de corrupção e ditadura segue apavorando o Brasil há décadas. Dizem que é impossível livrar-se dele, pois basta existir uma eleição que ele ressurge das cinzas! Seu reino de terror hoje em dia é conhecido como Congresso Nacional (Caldeirão do Inferno em brasilianês), mas todos sabem que seu habitat natural, que permite a fecundação de novos ovos, chama-se Prefeitura de São Paulo. Seus assombrosos rugidos de "Estupra, mas não mata", "Rouba, mas faz" e "É tudo obra minha", emudece de pânico os indefesos eleitores.
Pelo fator "medo total": 9 zoos!
Esqueci algum?
Pois é... Monstro brasileiro dá de dez nesses gringos!