sexta-feira, 30 de maio de 2008
Pansas
Make Love not War ... ou ... Robôs que "amam" ! (e muito!)
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Barrigas "casting"
quarta-feira feliz 003
Nosso local de trabalho é parte dessa equação. Você pode ser organizado, bagunceiro, minimalista, colecionador de cacarecos, dividir a mesa, trabalhar num buraco, na sala de tv, no carro, na cama, na cozinha.... whatever.
O importante é que este espaço reflete nossa alma e influencia aquilo que produzimos.
Eu acompanho regularmente dois blogs que tratam exclusivamente deste assunto:
THIS AIN´T NO DISCO - que mostra estúdios de design e empresas de publicidade
ON MY DESK - que mostra a mesa de ilustradores e seus espaços de trabalho
Ambos os sites trazem também a referência do trabalho do dono do espaço.
Vejam algumas imagens:
Vamos mostrar a nossa cara??
Me enviem - ssguizzardi@uol.com.br - uma foto dos seus espaços de trabalho, escritório, muquifo, etc.
E semana que vem além de mostrar o meu cafofo, mostro também o de vocês.
Boa semana.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
FIRST
ZooParede ! Pronta !
A foto-montgem está picaretíssima, mas dá pra ter uma idéia do conjunto
Intrigados com a célula toda branca ? Aguardem ...
Barrigas again
Barrigas
Como parece que está virando obrigação aqui no nosso blog, me vi desafiado a lançar uma coluna periódica, nos moldes da "Quarta-feira feliz" do Silvião, e de outras que estão para surgir. Eu fiquei em dúvida se falava sobre a relação entre forma e conteúdo, o que dizem os artistas, designers e arquitetos e o que na verdade eles produzem, e qual o resultado dessa comparação. Aí eu pensei melhor, e quer saber de uma coisa, que se dane esse blá blá blá todo, eu vou é lançar aqui uma coluna cuja periodicidade eu não tenho a menor idéia de qual seja. Pode ser semanal, diária, várias vezes no mesmo dia ou a cada 8 horas, como antibiótico, isso não tem a menor importância. O importante mesmo é o conteúdo filosófico lançado pelos personagens que surgirão ao longo do tempo. Que na verdade é nenhum! Esse negócio de filosofia é para professor que tenta explicar o que nem ele sabe bem o que é. Por isso eu tenho a honra de apresentar a vocês a primeira coluna cartum do ZOO. Chama-se "Barrigas" ! Porque? Quem me conhece sabe, eu faço esses barrigudinhos há decadas e alguns dizem que trata-se do meu alter ego. Balela! Ou não!
domingo, 25 de maio de 2008
CONCURSOBOT ! O TROFÉU !
E só pra lembrar :
Participem do CONCURSOBOT do ZOO ! Inscrições até dia 10 de junho !
(mande sua invenção para o email zooart.zooblog@gmail.com)
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Robô expressionista, ou Metrópolis
Fonte das informações ( e mais informações sobre o filme):
www.magopaco.com/category/capacartaz/
http://www.cinematografo.com.br/
www.kino.com/metropolis
www.libertyfilmfestival.com/libertas/?p=9762
quarta-feira, 21 de maio de 2008
ZOO MOTORS
Sendo objetivo... Eu e o Peter estamos criando um carro do Zoo... Na verdade estamos querendo criar a Zoo Motors... E como toda montadora tem sua identidade refletida no produto... Assim como a maioria das marcas... Queríamos entender o que os nossos sócios entendem ou desejam ver nesse automóvel da Zoo Motors... Qual a cara do bichão?! Queremos ouvir os sócios antes de desenharmos o primeiro modelo da Zoo Motors!
Abrasss ae....
quarta-feira feliz 002
Na minha opinião, um dos maiores desenhistas de quadrinho da atualidade se chama CHRIS WARE.
Quem?
Ganhador do prêmio Will Eisner, ele é responsável por uma revolução na narrativa das histórias em quadrinho, seu estilo é inesquecível. O cara é campeão de criar seqüências inusitadas nas páginas de seu Acme Novelty Library.
Os personagens criados por ele são garotos tímidos que viram homens solitários, meninas deficientes que viram mulheres carentes, perdidos em seus pensamentos e arrependidos de suas ações, todos autobiográficos. Jimmy Corrigan, um de meus personagens favoritos, passa o dia pirando nas aventuras de seu alter-ego, um super-homem careca e gorducho que o acompanha até seus 30 e poucos anos, sua história não tem um final feliz, mas acompanhar sua trajetória enche o nossos olhos e nosso coração...
Peguei pesado??
Vejam só uma amostra:
A Acme Novelty Library é uma revista independente, lançada uma vez por ano e que sempre inova por seu layout, encadernação, detalhes etc. Para ler a revista inteira você precisa de um lupa, pois sempre aparecem pequenos easter eggs ao longo das páginas, cada página uma surpresa, pode conter dezenas de quadrinhos ou apenas dois ou três... às vezes, até na espessura da capa dura você encontra desenhos!!
Seguem abaixo diversas imagens, links e até um videozinho produzido por Chris Ware, aproveitem, e se caso tiverem uma grana sobrando, eu recomendo!
referencias ACME (não tem nada a ver com o papa léguas)
VIDEO 01 e 02
Até quarta que vem.
terça-feira, 20 de maio de 2008
EmbrulhoBOT
E só pra lembrar, mais uma vez, de novo:
PARTICIPEM DO CONCURSOBOT !
Inscrições até dia 10 de junho !
( é só enviar sua arte para zooart.zooblog@gmail.com).
E aí ZOOs, ninguém vai completar o "coração" do Silvião ?
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Cada um manda uma! Ops!
O negócio é o seguinte, tá ai um caderninho em branco, quem pedir (pelos comentários) licença para intervir, tem 24 horas para apresentar, senão o próximo que se candidatar (pelos comentários), entra na parada e assim por diante até encher a página e aí começamos outra.
Cada intervenção deve ser de no máximo uma figura e não pode encher a página inteira. É , ditadura mesmo !
E aí quem tem garrafa velha pra vender?
domingo, 18 de maio de 2008
MAIS ROBÔS...
Exposição no museu empsfm, vejam o museu (by FRANK GEHRY) e também as imagens que a revista WIRED publicou.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Diários Gráficos ( ou simplesmente caderninhos)
"O Diário Gráfico é como um pequeno laboratório de amostras do nosso olhar sobre o mundo e nós mesmos" (Antonia Santolaya)
.
Achei a frase legal e fui tentar descobrir algo mais sobre a autora. Descobri que é uma ilustradora espanhola com um trabalho bem interessante, e que tem também um blog . Neste blog achei o seguinte trecho de um romance policial intitulado "La bicicleta de Leonardo" (Paco Ignacio Taibo II, 1993) :
"¿Por qué son los dibujos preparatorios muchas veces más bellos que el objetivo final y sin duda mucho más interesantes? ¿Por qué hay mucha más fuerza en esos trazos inconclusos, en los bocetos, en ideas difuminadas, que en el producto que se estaba buscando y que tiempo después el pintor halla?No queda duda de que lo atractivo del esbozo incompleto se encuentra en su carácter literario, en que el cuadro está contado desde sus tibios interiores. Porque en ese momento los dibujos son ideas notando antes de amarrarse al salvavidas final. Sin duda en los bocetos hay una narración del futuro cuadro, pero también hay un puente entre el cuadro y las ideas que lo generaron, los materiales de la realidad que habrán de integrarse en él. Y ahí están también las relaciones del pintor con el material. Son mejores los esbozos que el futuro cuadro, porque muestran el experimento, porque ilustran la búsqueda, porque hay en ellos un despliegue de alternativas y variaciones sobre lo que será sin duda un, uno sólo, el único, resultado final.Son mejores, porque en ellos, además de prefigurarse el resultado, se encuentra la búsqueda."
.
Não conhecia nem o livro nem o autor, que descobri ser um escritor hispano-mexicano bastante conhecido e muito engajado em assuntos políticos e sociais ... mas não me atrevo a dizer mais ... O que me chamou a atenção mesmo foi este trecho citado que levanta questões bem legais sobre nosso queridos companheiros (os cadernos).
.
.
Ah ... os diários do Corbusier ficam pra outro dia ...
quarta-feira, 14 de maio de 2008
quarta-feira feliz 001
essa coluna irá sempre trazer coisas inesperadas, vídeos, bandas e até tributos aos deuses do design e da arquitetura.
começo a quarta-feira feliz com uma bizarrice é claro.
sou leitor assíduo do blog do judão, referência de amantes do cinema, do quadrinho, de séries, de música e do tchananã...
hoje eles publicaram um vídeo MEGABOGA bizzarro chamado 'a ópera do mallandro'.
a ópera é um curta com milhões de referências pop dos anos 80 e é totalmente surreal, meio rock horror show, meio twisted...
assistam ao vídeo, vejam o site e apareçam quarta-feira que vem.
quem sabe até lá as músicas do curta já saíram da cabeça de vocês.
Ópera do Mallandro
Da série: Rôbos que amamos e queremos ter
E tudo isso junto?
O "bichinho" projeta DVD-video, DVD/R/RW, VCD, SVCD, Audio CD, WMA, mp3, mp4, Divx e JPEG.
E ainda tem caixas de som de 20W, podendo inclusive, transmitir em wireless o som para o seu home theater!
Eu não sei vocês, mas para mim só faltou o apoio de cerveja para ficar perfeito. Mas em compensação tem a Millenium Falcon como controle.
O link abaixo tem o site da empresa com a descrição e o vídeo do robozinho:
http://www.nikkoamerica.com/nhe/projector.html
Limitacao? Solucao?
Para quem nunca ouviu falar esse eh o cara... eh impressionante o dominio que Kristofer Storm tem quando se trata de ilustracao e stop motion... sem comentarios... esse video ja eh antigo ele desenvolveu esse projeto para a Minilogue em 2006 ( www.minilogue.com ).
Enfim na verdade onde quero chegar com esse video eh: ...
Nos dias de hoje, levantamos pela manha muitas vezes sem escovar os dentes, corremos para a frente do compututador, ferramenta "essencial", ferramente de trabalho, temos que finalizar um arquivo, solucionar um problema, criar uma campanha... " - eh isso ai chefe, mais 5 minutos finalizo o arquivo; ... &$@# DEU PAU, Ctrl+Z, nao funciona... Undo...; ou nao tenho ideias e mesmo assim continuamos a olhar para o computador... Por que?
Agora assistam ao video e reflitam um pouco sobre o trabalho de Kristofer Storm, Stopmotion, caneta e whiteboard sem Ctrl+Z, undo/redo, olhe como as criaturas se desenvolvem e percorrem o cenario... como solucoes sao "achadas" e desenvolvidas ao decorrer do processo.
Vou deixar claro que estive em muitas agencias, nao "temos tempo" para riscar no papel, ou mesmo "sair para tomar um cafeh"... estive em diferentes agencias nos ultimos 7 anos de minha vida, e em diferentes "lugares"... por isso sempre digo "- BUSQUE, EXPLORE, EXPERIMENTE, PERGUNTE, PESQUISE, SAIA A RUA, EXPLORE DIFERENTES TECNICAS, TENTE AGREGAR AO SEU TRABALHO DIGITAL, DESENVOLVA SEU ESTILO SEU PORTIFOLIO EH AQUILO QUE VOCE FAZ NAO OQUE PEDEM..."
terça-feira, 13 de maio de 2008
MAIS UMA DA CANON
ZUNE, ROBOTS e PEROBA
Para tirar esse estigma e ficar com uma cara de "descolados" a Zune sempre chama artistas para realizar trabalhos ligados ao tema do aparelho, que é COMPARTILHAR. Esse é um diferencial do player, poder trocar músicas via wireless... Claro que depois de escutar o mp3 explode no melhor estilo missão impossível. (Ok! não tão dramático)
Eles usam o Zune Arts para expor os trabalhos. Dois deles tem os ROBOTS como personagens.
...Mas me fez lembrar muito o estilo desses robozinhos. (AGORA SIM!)
Feitos à mão em madeira por Takeji (Take-G) Nakagawa. Ele dá uma abordagem diferente aos robôs, normalmente ligados ao metal e plástico.
Aqui o texto com a explicação do autor. Preço? De $1200 a $6000, acho justíssimo!
"What do you relate future with? ? Cities full of metals, glasses and plastics in a SF movie???
What we really want is not that kind of future but one full of trees and something more natural. I don't think humans can live without trees no matter what advances technology makes."
Peroba neles!
Pixels
Um belo exemplo de como os pixels podem ser bem aproveitados é a exposição internética Pixels Go Mad - The Celebration Of Pixel Art.
Esse é para o Silvão ficar com saudades :)
Divirtam-se