sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Fractais

Bom, aos poucos estou recuperando meus desenhos antigos, como já tinha prometido para a Valéria. Comprei uma conta do Flickr Pro, cujo único limíte é que os arquivos não podem passar de 20Mb, e estou botando tudo lá.

Este abaixo é um dos meus fractais preferidos. O arquivo original tem 280Mb e uma resolução de 10.000 pixels por 5.000 pixels, e se não me falha a memória, fiz em 2003.


Eu queria fazer alguma coisa com texturas, como via em algumas das capas de discos mais recentes do Roger Dean (para quem não sabe, o cara que fazia as capas do Yes). O resultado ficou assustadoramente bom... é um fractal muito detalhado... cada pedacinho em alta resolução é uma viagem.

Esse outro aqui em baixo foi um presente de casamento para um amigo de infância... fiz um pouco antes (1 ou 2 anos antes).




Agora, fiquei surpreso de ter encontrado, além dos fractais, alguns desenhos ainda mais antigos. Este aqui em baixo é de 1996, feito com Sumiê.


Minha fase de sumiê foi algo bizarro. Tenho 3 quadros pequenos pintados em sumiê pelo Manabu Mabe (morram de inveja designers, fica agora ao lado da minha Chaise Longue John Grass no apartamento novo)... o sumiê não é algo pelo qual o Mabe seja um pintor reconhecido... alias, nem são pinturas abstratas, como são os quadros pelo qual ele é famoso. Estes que tenho aqui ele deu de presente para o meu pai, quando ambos trabalhavam em uma editora de livros de poesia. Pelo fato de serem de um pintor famoso, sempre tive fascinação por eles, e resolvi experimentar a pintura com sumiê, como a destes quadros. Qualquer um que conheça um pouco de sumiê vai notar que sou um verdadeiro fracasso nesta arte... Sumiê não é aquarela ;-) .

O mais curioso é perceber que quando a gente olha para o passado (pelo menos no meu caso), vê uma pessoa completamente diferente. Eu já não sou mais esse cara que pintava com Sumiê, muito menos um navegador de matemática fractal... Acho que eu nem saberia por onde começar para pintar algo com como o desenho aí de cima, quiçá fazer uma fractal! Se tivesse amnésia, nunca iria imaginar que fui eu mesmo que fiz essas coisas. Bom, isso não quer dizer muita coisa... nem sequer lembro o que fiz para o jantar há 2 dias atrás.

As imagens estão com resoluções muito maiores lá no meu Flickr.

Nenhum comentário: