terça-feira, 10 de novembro de 2009

Teoria e Prática de Design

Ando com uma dúvida atroz, e gostaria da ajuda dos meus amigos intelectuais!

Apesar de ter feito um mestrado discutindo ciência da comunicação na perspectiva da leitura francesa da obra de Nietzsche (vulgo filosofia pós-estruturalista), e me divertir lendo livros do Baumann, Deleuze, Foucault, Derrida, entre outras torturas intelectuais, toda vez que eu leio um livro ou texto de teoria na área de Design, tenho vontade de dormir ou vomitar, na melhor das hipoteses. Cada vez que entro em um blog discutindo aspectos do design de qualquer coisa, tentando abstrair conceitos ou formular princípios, fico imaginando a cara do picareta que está tentando me enganar com tanta balela.

É claro que há textos bons e ótimos Blogs de Design, mas os que me agradam no geral abordam questões pragmáticas ou demonstram técnicas, ou seja, são coisas de gente-que-faz, e não de gente comenta e pesquisa sobre Design.

Sou eu que sou chato (essa parte é retórica, não precisam responder), ou teoria na área de Design é conversa pra boi dormir? Há livros bons de Design que não sejam esquema Taschen (cheios de imagens sedutoras e coisas para encher os oilhos) e se concentrem realmente em uma discussão ou reflexão concreta? Recomendações????

Acho que volto a uma pergunta que já fiz antes em outro post... Design é algo tão superfluo que uma abordagem profunda não seja lá muito interessante???

3 comentários:

Betão Fialho disse...

Outro dia me perguntaram a diferença entre design e arquitetura e eu falei aquela papagaiada de escala, quantidade e blá blá blá. Na verdade a diferença pode ser medida pelo tempo. Digamos mais de dois mil anos de diferença?! Talvez por isso qualquer coisa da área teórica de design fica meio superficial. Tente os textos de arquitetura, são sempre mais interessantes. Eu também durmo fácil com os de design.

Valeria Fialho disse...

Ai, ai ... Betão sempre um gentleman ...
Eu acho que é meio inevitável, gostem ou não os nossos queridos designers: o design é uma atividade de projeto, que inevitavelmente é cria da arquitetura. Mudam algumas demandas, mas no geral é impossível pensar as áreas separadamente ...

Concordo com o Betão numa coisa: não dá pra se pensar em Teoria do Design sem considerar tudo o que já foi discutido pela Teoria da Arquitetura ... talvez seja este isolamento por parte de alguns textos que enfraqueça seus conteúdos ...
Esta "separação", sobretudo acadêmica, ainda é muito recente ... acho que ainda vamos ter muita lenha pra queimar sobre este assunto !

Agora , cá entre nós, se divertir lendo Baumann, Deleuze, Foucalt, Derrida ? Qualquer outra coisa vira conversa pra boi dormir ...

Em tempo: não acho que o design seja supérfluo, muito pelo contrário ... nossa sociedade não existiria sem seus utensílios/construções ...

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Não vou dar opinião pq teoria sobre design, definitivamente, não é a minha área... Mas pra quem tiver interesse:

Seminário de Pesquisa em Design e Arquitetura
Local: FAU - Maranhão - Sala dos Espelhos
dia 17.11.2009 - das 8h às 12h
dia 18.11.2009 - das 8h às 18h
Programação disponível na sexta-feira - 13.11.2009

Have fun!