sexta-feira, 3 de abril de 2009

HQ BLITZ!


"Jimmy Corrigan, The Smartest Kid on Earth" (2000)
Chris Ware
USA, 380 páginas

A Graphic Novel que mais engana pais nas Livrarias Cultura dos shoppings! Quem não conhece pode, ao ver a capa e o estilo dos desenhos, acabar comprando esta belíssim
a obra para seus pimpolhos acreditando se tratar de alguma historinha infantil engraçadinha. Bom, pelo menos a criançada vai ter em mãos uma obra prima!
O estilo gráfico de Ware é visualmente delicioso, cenas extremamente ricas em detalhes, totalmente desenhadas a mão (computador só entra para colorir) e com jogos de cena muito criativos. Mas não são somente os desenhos o ponto forte do trabalho de Ware, o que também chama atenção são os recursos narrativos de que ele faz uso, muitos inovadores nas HQ´s, como o uso de múltiplas câmeras para ver a mesma situação repetida de vários ângulos, a "Montagem Analítica" criada por Guido Crepax, ampliações vertiginosas de elementos contextuais, cortes abruptos da narrativa para convidar o leitor a realizar alguma tarefa fazendo com que este se insira mais no enredo, e os já clássicos cortes arquitetônicos dos edifícios onde as tramas se desenrolam, mostrando as relações dos personagens com os objetos e os espaços.
"Jimmy Corrigan" tras a história de um homem, nos seus já avançados trinta anos, que encontra seu pai pela primeira vez em um dia de ação de graças. Jimmy leva uma vida vazia, com uma dificil convivência com a mãe, um percurso do
qual ele tenta se alienar através de uma fértil imaginação com diversos flashbacks, mas que acaba o colocando em situações complicadas. Uma contestação poética meticulosa do sentimento de vazio e mediocridade da humanidade.
Ware acertou a mão em cheio nessa HQ. Vale cada centavo.









4 comentários:

serafini disse...

Otimo o estilo dele! Infelizmente ainda não li nenhuma inteira, apenas vi uns pedaços na casa do Silvão.
Desenhado a mão? Tinha certeza que era tudo vetorial, pelo pouco que vi.

Silvio disse...

ué ele usa a mão pra segurar o mouse néh?

Silvio disse...

e cris ware vale muito mais do que cada centavo, acompanho suas histórias ja faz um tempo, ele lança um livro publicado por ele mesmo por ano, o acme novelty.
é um dos melhores ever.
veja o post que eu fiz sobre sua obra na quarta-feira feliz 002

Valeria Fialho disse...

ah ... quartas feiras felizes ... bons tempos ...
será que as teremos de volta , quem sabe, um dias desses ?
...
e aí silvão ? captou ?