sábado, 25 de abril de 2009

Batman - Icon's mutation

Bom, eu não sei se tenho autorizção para isso, mas eu vi isso no youtube e eu acho que merece cair aqui no ZOO, para todos nós nerds forever.
Um video muito bacana da evolução do logo do Sr. Batman:


3 comentários:

Silvio disse...

FANTASTICO

Valeria Fialho disse...

muito interessante ... ótimo achado !

Felipe Telles disse...

interessante ver como o morcego evoluiu.
Um dos problemas/vantagens dos ícones dos quadrinhos é que cada artista consegue dar uma personalidade diferente para o personagem, influenciando mesmo uma roupagem clássica como o Morcego.

Interessante notar que nem sempre essa evolução caminha em linha reta, e nem sempre obtem bons resultados.

Por exemplo, algum tempo antes do Begins, alguns artistas como o meu antigo e póstumo objeto de estudo, Michael Turner, criaram esse visual "moderno" do morcego, contraponto a tendência dos anos 90 de arredondar a logomarca.

O resultado é mais agressivo, frio. Quando arrancaram a elipse amarela do peito do Bátema então, deram outra cara ao personagem (relembrando que em seu conceito inicial essa elipse nem existia).

Já em casos como no desenho The Batman, mais cartunesco, o logo e o morcego estão tão estilizados que agradam alguns, outros não.

Recentemente tive a oportunidade de assistir um desenho novo chamado Batman: The Brave and the Bold, onde o visual do Morcego foi inspirado no Adam West, e me surpreendi quando reparei que, apesar da aparência, o Batman é bem sinistro!
Nota 10 pra esse desenho.