Para ver os vídeos das músicas que são citadas no HQ, recomendo esse site. Só faltou a música do Iggy Pop/David Bowie.
Uma escolha precisa e cheia de simbolismo foi Phillip Glass para a trilha do Dr. Manhattan. Música do filme é uma junção das faixas Pruit Igoe e Prophecies, que fazem parte da também trilha sonora composta pelo Philip Glass para o filme Koyaanisqatsi (vida fora do equilibrio), um filme repleto de sloooooowmotion.

Mas a brincadeira para os arquitetos conspiradores, é a relação entre Philip Glass, Pruit Igoe e Manhattan. Um dos motivos que fizeram o diretor mudar o final do filme foi o 11/09, cenas dos novaiorquinos empilhados e ensangüentados, não foram consideradas apropriadas. A imagem lembrava a queda das Torres Gêmeas... Que por acaso é projeto do arquiteto Minoru Yamasaki, o mesmo do Conjunto Residencial Pruitt-Igoe cuja tomada da demolição inspira o Phillip Glass.
Mesmo sem mostrar mortos, as imagens finais do filme foram feitas para representar o Ground Zero do WTC. Só lembrando que o Ground Zero original é o de Hiroshima, resultado do projeto Manhattan.

As imagens do foram tiradas desse site, aonde temos mais explicações sobre 11/09 e o filme. O omelete também tratou do assunto.
2 comentários:
nossa até parece q vc e a valéria combinaram..
pq eu tive essa conversa com ela hehehe
tá vendo silvião ... quem sabe sabe ... hehehe ...
ótimo post flavião !
Postar um comentário