quarta-feira, 26 de novembro de 2008

quarta-feira feliz 023

e hoje é dia de voltar a ativa e mostrar pra vocês um verdadeiro mestre do desenho, criador dos mais incríveis mundos da ficção científica, e a pessoa que de uma vez influenciou ridley scott e willian gibson, criadores de blade runner e neuromancer...


moebius!!!! aka jean giraud











o cara é responsável pelo visual de dois dos melhores filmes de ficção científica: tron e o quinto elemento, mas o mais impressionante é que seus traços estão presentes em star wars, alien e o segredo do abismo, uma única história sua, chamada the long tomorrow, umas das primeiras histórias cyberpunk, inspirou numa tacada só riddley scott e willian gibson... não é mole não.


além disso ele é um dos resposáveis pela revista Métal Hurlant que deu origem a heavy metal (versão em inglês) e ajudou a criar o universo de quadrinhos para adultos.


seu traço é inconfundível, e quando eu, como o bom nerd que sou, assiti o quinto elemento sabia que aqueles soldados, os carros e os alienígenas eram obra de moebius. sobre tron eu descobri montando este post....







tron


quinto elemento

alien

star wars

vejam também heróis clássicos desenhados por ele, um dos melhores é o surfista prateado numa graphic novel feita em parceria com o mestre stan lee.







6 comentários:

serafini disse...

Fantástico post Silvão! Moebius sempre foi meu desenhista #1.

AleGrazzini disse...

Moebius é referência pra quem gosta de quadrinho europeu (que é beeeemmmm diferente de quadrinho americano)... junto com ele ainda vem disputando a primeira posição; Enki Bilau (Trilogia Nikopol), Vicente Segrelles (O Mercenário), Tanino Liberatore (Ranxerox) e Patt Mills (Réquiem, Chevallier Vampire). Todos ícones sagrados da METAL HURLANT!

Silvio disse...

enki bilau, esse nome devia ser relacionado ao post anterior... hehehehe

AleGrazzini disse...

Enki Dick ou Black Bilau?

Anônimo disse...

muito bom!

Anônimo disse...

Parabéns pelo post! Inspirador! Daqueles que te obrigam, a sentar e fazer pelo menos um raff eheheh Abraz