quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Quem desenha ? Fellini !


Retomando um pouco a questão do "é preciso saber desenhar para ser designer" ( zoocast 004) e a contra-questão: "todo mundo que desenha tem que ser designer, arquiteto, artista plástico?" ... aqui vai um exemplo de alguém que mandava muito bem no desenho e foi tratar de ser cineasta! E peralá, não é qualquer cineasta não, é nada mais nada menos que Federico Fellini ! Desenhador compulsivo, segundo relatos de amigos, desenhava tudo, todos e a todo momento e se utilizava da expressão gráfica para inventar, especular, desenvolver seus personagens, seus filmes, etc ...

Abaixo o mestre desenhando em seu escritório:

E algumas de suas criações:
Caricatura de 1937
Sketch para o filme " La Dolce Vita" (1960)Auto retrato com Ginger e Fred (1985)


Roubei a referência de um livro fantástico de propriedade do Marcinho. (Fellini ! Publicado pela Skira em 2003) E pra quem quiser saber um pouco mais desta faceta do diretor, tem também este texto (em inglês) que trata do assunto.
.
O que eu acho fantástico nestes desenhos é justamente a expressividade do traço solto, despojado, e da natureza irônica e ao mesmo tempo lírica dos personagens ... enfim, é Fellini e pronto ! Quem sabe, sabe, ponto final.

2 comentários:

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Mandou mto bem! Afinal, nem sempre desenhar bem é sinônimo de talento para essas profissões...

Ah, Fellini! Além de fazer os filmes que fez (quem nunca assistiu vá já pra locadora!), o que são esses desenhos?? Fantásticos! E o melhor é reconhecer entre os traços cenas de seus filmes.

Pois é, descobri essa faceta do mestre em uma exposição no Conjunto Nacional. Aí encontrei o livro e não pude resistir... é mesmo maravilhoso!

Unknown disse...

Desenhos de cineastas são em geral especialíssimos, porque são mesmo idéias á procura de um filme.
Tenho uma agenda de 1995 com um de Fellini para Amarcord, genial.
O bacana é que a agenda só tem isso, desenhos de cineastas, e isso a torna eterno volume na minha estante.
Se todo mundo se comportar, empresto um cd para a Valéria postar no blog :)
De troco vou ter que ir até o escritório dar uma olhada neste livro maravilhoso...