segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Young Frankenstein e ÁIGORRRRR ....

Aproveitando o embalo do Herman Monstro postado pelo Silvião ... vale lembrar do impagável filme de 1974, dirigido por Mel Brooks com Gene Wilder no papel do Dr. Frederick Frankenstein.
O filme é hilário ! Eu adoro Mel Brooks e recomendo a todos que assistam além deste "clássico" do terror-comédia, o "História do Mundo" que avacalha com a história da humanidade sem dó nem piedade ! Mel Brooks também é o responsável pelo "Primavera para Hitler" (Os Produtores) filme que deu origem a um espetáculo da Broadway e posteriormente a um novo filme (o original é muito, muito, muito melhor !).
Ao receber o testamento de seu avô, o professor Dr. Frederick Frankenstein faz a viagem que mudará sua vida: vai à Transilvânia para reivindicar sua herança. Ao chegar, é recebido por Igor (que se pronuncia ÁIGORRR), um corcunda vesgo (que tem a cara mais esquisita ever!). Acompanhados por Inga, a sexy assistente, eles vão para o castelo de Frankenstein e são recebidos por Frau Blücher, uma serva assustadora de seu avô. Após uma exploração noturna, Frederick encontra o livro intitulado "Como Consegui", de seu avô, e inicia uma aventura para realizar o maior dos experimentos: dar vida a um tecido inanimado ... e a partir daí já dá pra imaginar o barraco que se arma ...
A minha cena preferida é quando o criador e a criatura fazem uma "releitura" do número musical "puttin on the ritz" … (http://www.youtube.com/watch?v=VH2nQHPs4aA).
.
O filme tem ainda uma de minhas atrizes cômicas preferidas Madeleine Kahn (http://en.wikipedia.org/wiki/Madeline_Kahn ) que infelizmente faleceu em 1999.
O roteiro (adaptado) de Gene Wilder e Mel Brooks foi indicado ao Oscar. O filme também recebeu uma indicação ao Oscar de edição de som e duas indicações ao Globo de Ouro: de Melhor Atriz - Comédia / Musical (Cloris Leachman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Madeline Kahn).
.
Para ver o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mOPTriLG5cU (no youtube tem mais um montão de cenas !)
.
E só pra lembrar: já inventou seu monstro ?

Um comentário:

Felipe Telles disse...

Ahaha esse filme é hilário!!
Alias, OBRIGATÓRIO assistir a TODOS os filmes do Mel Brooks, como o ja citado "História do Mundo" e outros clássicos como "Spaceballs" (Tem um Louco Solto no Espaço) e "Robin Hood: Men in Tights"(A Louca Louca História de Robin Hood)