terça-feira, 12 de agosto de 2008

Gerda Brentani: essa dica é da Myrna !

É isso mesmo, minha "fonte" foi a Myrna (colaboradora emérita deste blog).
Gerda Brentani, nasceu em Trieste, Itália, em 1908 e veio para São Paulo em 1939 (onde faleceu em 1999). Pintora, caricaturista, desenhista, gravadora, ilustradora, e de quebra, ainda tocava piano. Fez parte da Osirarte, com Paulo Rossi Osir, Alfredo Volpi, Giuliana Giorgi, Hilda Weber e Mário Zaninni e também da fundação do Clube dos Artistas e Amigos da Arte de São Paulo, o Clubinho. Foi uma mulher ativa, de olhar aguçado, escritora, contadora de histórias, etc. Na década de 60 estudou gravura em metal sob a orientação de Marcelo Grassmann e dirigiu o MAM/SP.
Eu não conhecia seu trabalho até a Myrna me alertar para seus desenhos incríveis ( alguns deles meio monstruosos).

Achei alguma coisa pesquisando na internet, mas com certeza vou pesquisar mais sobre esta grande figura. Fiquei curiosíssima para ver de perto seu trabalho "Pequeno Bestiário Brasileiro". Por enquanto deliciem-se com esta pequena amostra de uma grande artista. Ah ... e aproveito para agradecer a Myrna pela dica !

Um comentário:

Unknown disse...

querida valéria, eu só dei a dica, vc foi na fonte...Se eu encotnrar sinais do bestiário faço uma contribuição mais digna. Prá começo de susto, estes monstros já dão conta,né? este jacaré, eu hein?