sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Feira Design-se

A dica de hoje vai pra quem está com vontade de colocar a mão na massa e divulgar sua produção pessoal. É uma iniciativa de três alunos do quarto ano do curso de design da Facamp que estão dando o exemplo, arregaçando as mangas e fazendo uma coisa almejada por muitos do curso, e isso, que não é de hoje, está para virar realidade! Estou aqui pra divulgar, apoiar e participar da feira "Design-se", de curadoria (olha que chiquê) de João Lucas Leme, o John, Pedro Negrão clássico e a AnaLú Hadler. Mais informações no cartaz, cuja arte é de autoria do John, e já é um info-gráfico clássico. Por enquanto é isso, acessem o blog! "Designem-se"!

Blog Designe-se: http://www.feiradesignse.blogspot.com/

3 comentários:

Silvio disse...

será que essa é a melhor maneira de se promover?
vocês correm o risco disso virar uma feirinha de artesanato...

o poster é bonito...

Valeria Fialho disse...

o mais interessante desta iniciativa é justamente mostrar que o corpo discente de uma escola (os alunos) estão vivos e de alguma forma se mobilizando ... isto demonstra no mínimo que existem alunos apaixonados pelo que fazem e que não se restringem a apenas cumprir as tarefas requeridas pela escola ... porém, concordo com o sílvio no sentido de que há que se ter algum cuidado neste tipo de iniciativa.
lanço então algumas questões / sugestões:
- porque não incorporar à iniciativa trabalhos acadêmicos (das disciplinas) ... são trabalhos que podem também ter muita riqueza e , mesmo não sendo "vendáveis" podem demonstrar ao mundo que vocÊs são capazes , nem sempre "vender" algo é a melhor forma de mostrar competência
- eu sei que vocês tem um corpo docente ( professores) da mais alta qualidade e competência ( giorgio, salata, carlos alexandre)... acho que valeria a pena incorporá-los à iniciativa (a experiência aliada ao frescor e a energia sempre dão resultados incríveis)... garanto que eles ajudariam com o maior prazer já que são mestres dedicados e atentos ( e poderiam ser de grande valia sobretudo na curadoria da feira, justamente para não cair na armadilha da "feirinha" citada pelo silvio)
- cuidado com a organização das informações promocionais. o poster é realmente de uma qualidade gráfica impecável ( parabéns ao John que mandou muito bem!) mas tanto o cartaz quanto o conteúdo publicado no blog deixam muitas lacunas quanto ao evento em si ... é um evento fechado ao alunos da facamp ? segundo semestre é um período de 4 meses no mínimo, qual o período de inscrições e quando acontecerá o evento ? como se dará este contato com o público ? haverá algum tipo de acessoria quanto a " fechar negócios" (afinal é uma escola com economistas , advogados, etc) ...haverá uma pré - seleção ?
- é um evento apoiado pela instituição ? se sim, porque o logo da instituição não aparece ? este é um aval muito importante ...
- enfim, não quero cortar o barato de ninguém ... e mais uma vez reitero que a iniciativa tem muito mérito, mas estes foram detalhes que me preocuparam um pouco ( até porque tenho muito carinho pelos envolvidos)
- vocÊs estão em pleno desenvolvimetno de TCC que é o trabalho que direcionará o início da vida profissional de cada um ... prestem muita atenção aos prazos e tarefas envolvidas para que as atividades não se sobreponham ...
- mantenham a chama acesa, se mobilizem e corram atrás de seus sonhos ... arrisquem , mostrem a cara ... mas aproveitem o ambiente acadêmico para aprender , para trocar experiências ... para experimentar ... o sucesso (principalmente o financeiro) pode esperar, e pode ser passageiro ... mas o conhecimento não tem preço ...
e depoisd e falar tanto e meter o bedelho o mínimo que posso fazer é me colocar a disposição para prestar ajuda no que for necessário e é claro colcoar o espaço deste blog à disposição para promover o evento !
boa sorte aos envolvidos !
abraço !

João Leme disse...

Caros!

Uma das primeiras coisas que nos ocorreu, foi esse negócio de "feirinha de artesanato"... Eu confesso que ainda tô um pouco com medo disso acontecer, porque o prazo é curto, e a iniciativa dos discentes não é lá das melhores ainda (também um dos motivos que levou A GENTE fazer alguma coisa, poruqe afinal de conta, ninguém fazia); Inclusive, o maior objetivo da feira é mostrar profissionalismo, ou seja, mostrar que design não é curso de brincar de massinha, nem de origami, nem de gente descolada, e que há novos talentos querendo mostrar e oferecer serviço.

A idéia inicial, era sim fazer uma exposição, mas por trás disso tem uma história curiosa também. Nos idos desse ano, foi dito pra gente que iria acontecer uma "semana do design". ÓTIMO, ficamos super empolgados com a idéia, MAS... 2 meses depois voltaram atrás, não ó com a semana do design, mas como de todos os cursos "para investir em outras coisas". Foi aí que surgiu a idéia da independência, e juntei com os outros pra começar.

Enfim, depois de propor, a coordenadoria achou que uma feira de design seria possível (por apenas 1 dia), mas que uma exposição não, pois envolve uma certa apresentação que necessita um investimento que eles não iriam fazer. Eu tenho fé que eles possam voltar atrás, depois que apresentarmos o projeto inteiro.

Estamos também conversando com os professores (inclusive nesse exato momento mesmo!) e estão dando bastante apoio...

Quanto ao poster, a lacuna de algumas coisas são explicáveis, esse poster é um poster de "recrutamento" dentro da FACAMP, e foi lançado justamente porque precisávamos pelo menos dizer que ia acontecer alguma coisa. Muitas coisas ainda não estão decididas, inclusive a data e a inclusão ou não de pessoas não relacionadas a FACAMP diretamente. Ainda vai haver uma outra fase de divulgação mesmo para o público (que não vai se restringir à FACAMP, já respondendo)

Como uma primeira edição, ainda vão ter muitos limites, por ser um pouco dependente da estrutura (e da direção e coordenadoria) da faculdade, por não termos nenhuma verba significativa (adivinha quem pagou os posters impressos). Mas a idéia a médio prazo é montar uma instituição para ter um evento periódico, quem sabe uma publicação periódica também, e aí isso se tornar um evento de respeito.

Bom... obrigado ao Thiago que colocou no blog de vcs (que eu sempre leio), e a vocês todos que fazem parte do ZOO!!

VALÉRIA TO COM SAUDADE!

Betão, esses barrigas aí Freud explica hein!