quarta-feira, 30 de julho de 2008

HR Giger

Criaturas bizarras, arte, desenho, cinema, Alien e Poltergeist ... Como é possível juntar tudo isso numa só postagem ? Falando de HR Giger !
Além de suas óbvias habilidades como ilustrador, Giger se aventurou nas mais diversas formas de expressão, passando pelo cartoon e caricatura, desenho de máquinas bizarras, escultura, instalações, cinema ( com direito a Oscar de efeitos visuais), capas de disco (para Blondie) até o projeto de um Giger Bar ... isso que é fôlego ( e alguma insanidade).
.
Abaixo, desenhos para o filme Alien, de 1978. ( o artista pintou cerca de 30 quadros em 3 meses para a concepção do projeto e depois foi trabalhar diretamente na cenografia e na criatura propriamente dita)


Acrílico sobre papel (70x100cm): concepção do Reverendo, do filme Poltergeist (1985)
Alguns esboços de 1987

E por fim, nosso artista em frente ao bar que leva seu nome. Figuraça !Giger também tem uma série maravilhosa de trabalhos eróticos que vou deixar para cada um ver por si mesmo ... afinal de contas, este é um blog de família ...

Visitem o site http://www.hrgiger.com/

Mais informações http://en.wikipedia.org/wiki/H._R._Giger

As imagens deste post foram tiradas do livro HR Giger ARh+, distribuído no Brasil pela Paisagem (originalmente editado pela Taschen). A edição é bem cuidada e a um preço bem acessível ... bibliografia básica que eu recomendo.

4 comentários:

Unknown disse...

uau Valéria, mandou bem na pesquisa ( como sempre)!! Nos esboços está todo segredo...Fico imaginando o bar e os drinks; acho que o cara merece um brinde no próximo evento!

Silvio disse...

eu considero o alien um trabalho bastante erótico, os bichos são fálicos, os ovos parecem uma xereca gigante e no fim você praticamente dá a luz ao mosntro escrotinho...

Betão Fialho disse...

o problema é que o bicho resolve nascer pela boca do estômago do freguês, eu não chamaria isso de dar a luz...
outra coisa interessante é que você vê os desenho do cara, olha para ele e aí você começa a entender tudo, resumindo eletem uma pinta de louco daqueles de internar, mas com um bloco de papel e lápis junto, hehe

Zim! disse...

queria comprar esse livro!
ótima referência! =)

ps: por sinal, assisti alien 3 ontem!
foda!
uehuehuehueh

ps2: monstro em etapa final! =D