terça-feira, 24 de junho de 2008

Cinema, conceptual art e ... Speed Racer !!

Faz tempo que estou para postar algo sobre o filme novo dos irmãos Wachovski, Speed Racer, mas estava esperando uma oportunidade/idéia de enquadrar o post numa linha que pudesse se tornar periódica, assim como as "quartas feiras felizes" do Silvio. Faz também um tempinho que eu estava pensando em criar uma seção dedicada a "conceptual art", porque eu sou fissurada no trabalho destes caras e em como eles "desenham" as mais incríveis e diversas realidades ...
.
Bom, então, sem mais delongas, unindo o útil ao agradável, tá criada a seção "conceptual art", de periodicidade semanal e que vai mostrar e comentar sempre o trabalho de direção de arte (storyboards, desenhos, detalhes, desenhos de produção, maquetes, etc) de algum filme. Já vou avisando que não sou crítica de cinema ( nem pretendo) e muito menos especialista no assunto ... E também não sei se este é o termo mais correto ou qual seria o mais apropriado em português ... Se tiver algum especialista entre nossos membros e leitores, estou aberta à sugestões e correções !
.
E porque começar com Speed Racer? Bom, eu ADORAVA o anime (que na minha época a gente chamava de desenho mesmo). E como a série foi repetida inúmeras vezes, acredito que muita gente, se não gostava, pelo menos viu um ou outro episódio. ( eu mesmo devo ter assistido a uma fase de repreises , já que a série é do final dos anos 60 e eu nasci em 1970!) Também porque, ora bolas, foi vendo o filme que tive a idéia !

O filme é fodástico ! Eu adorei ! Mas o que mais me chamou a atenção no trabalho é que os Wachovski criaram todo um universo específico que incorpora , na minha opinião, perfeitamente, o espírito do desenho original. Eu me senti exatamente como quando criança ... a adrenalina e o encantamento foram os mesmos ! Hum ... não deu pra entender ... então vou colocar desta forma: quando a gente adora uma coisa quando criança e torna a ver de novo, já adulto, acontece aquilo que vários nerds chamam de "regra dos 15 anos" ... em resumo ... você acha uma porcaria ! ... porque o tempo passou, você cresceu, surgiram milhares de novos recursos e vocÊ já tá acostumado com eles ... e o que você achava cabuloso vira chinfrim .... Mas o que difere este filme é que vocÊ não sente que tá assitindo um refilmagem , sente que o desenho voltou ! ( muito freudiano?)
As cenas são mirabolantes, as cores esquizofrênicas (saturadíssimas) e a estória é também bem bacana (não torça o nariz, o filme é pra crianças ou para jovens coroas como eu que estavam com saudade do desenho !) O filme é super família mesmo, e perfeito para adolescentes com crises existenciais já que aborda temas como a perda da inocência, o conflito de gerações, a auto afirmação e auto aceitação, a perda de entes queridos, o primeiro amor, etc ... ( e até a relação com um macaco de estimação ! hehe ...)

Agora, a arte do filme é SENSACIONAL ! Os desenhos de conceituação são belíssimos (de querer morrer - de inveja - e matar o desgraçado que fez !). Falando sério, o responsável é ninguém menos que George Hull, que é "O CARA". (pra quem nunca ouviu falar, ele fez , entre outras coisas, a trilogia Matrix). Genial ! Dá só uma olhada:

A cidade (Cosmópolis) acima e o detalhe de uma das provas disputadas:Este aqui não é do Hull, o artista é Tani Kunitakz, mas segue a mesma linha:
E só pra humilhar, um storyboard de George Hull ( no site do filme tem a sequência inteira, é de chorar ...)
É óbvio que falarei mais do cara em posts futuros, assim como, inevitavelmente, do trabalho desenvolvido para Matrix ... mas por enquanto é só.

Espero que tenham gostado ( e aproveitem para checar o filme ... que nem sei se ainda está passando no cinema) ! E até a próxima semana ( sem dia marcado)

Alguns links para complementar as informações:
site do filme: http://speedracerthemovie.warnerbros.com/
crítica do filme: www.judao.com.br/cinema/speed-racer/

3 comentários:

serafini disse...

Tenho medo! :)
Vc foi a primeira que vi escrever bem do filme. :)
Mas acho que vou esperar o DVD sair na locadora.

Valéria Fialho disse...

... hehe ... não se esqueça que eu avisei que o filme é pra crianças/adolescentes e/ou jovens coroas que adoravam o desenho ...
...mas o filme vale a pena pelas imagens e pela viagem da direção de arte ... talvez no DVD fique meio besta ... vou ter que fazer o teste da tela pequena ...

Marcinho disse...

Sobre o filme nao sei nada, nem se já passou nos cinemas por aqui ou nao... Mas qto à arte, só uma coisa a dizer: A-NI-MAL!!