terça-feira, 6 de maio de 2008

O dia em que voei ... de Glaúcia Koller

Retomando a série "acadêmicas", inauguramos aqui no nosso blog um espaço para a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
.
Este primeiro trabalho é um TCC desenvolvido no curso de Design da Facamp em 2007, com o tema: Livro Infantil - Uma Proposta de Composição sobre o tema da Morte.
Este primoroso trabalho aborda a importância do livro infantil e discute como o tema da morte é abordado no universo desta literatura. Uma das fontes de referência e inspiração para este trabalho foi o texto de Guimarães Rosa, "A menina de lá" (Primeiras Estórias, Ed. Nova Fronteira, RJ, 2001, pgs 67-72).
O texto e as ilustrações são de autoria da Glaúcia. No livro, um menino de aproximadamente 5 anos, vivencia a morte da sua tia, vítima de câncer. A compreensão desta situação é o foco da estória ( e sobretudo as confusões que ficam na mente da criança ao interpretar as metáforas que os adultos usam para tratar do assunto ... e que nem sempre são compreendidas pelos pequenos). As ilustrações foram feitas a partir de uma técnica de colagem e posteriormente fotografadas.
Eu e o Roberto somos meio suspeitos, porque acompanhamos o trabalho de perto, ele como orientador e eu como "esposa de orientador" e "professora palpiteira", mas tanto a estória como as ilustrações são de uma delicadeza cativante ... o texto é sutil e bem escrito, as ilustrações lindas e tecnicamente impecáveis ... enfim, o conjunto é emocionante ....
.
Aqui vai uma amostra do trabalho ... deliciem-se e vamos torcer para que ele seja publicado ... nossas crianças merecem !
.




Estas são as primeiras páginas do livro ...

E abaixo, uma página mais no finalzinho ...

Lindo não ?

Um comentário:

serafini disse...

Bela...
Linda a ilustração 4.