sábado, 31 de julho de 2010

AA NAi Design Workshop São Paulo - P5

Conforme prometido, os posters das equipes. Não dá pra entender completamente todos os projetos, mas pelo menos dá pra ter uma panorâmica das idéias que circularam no workshop.














quinta-feira, 29 de julho de 2010

AA NAi Design Workshop São Paulo - P4





Aí estão nossos prototipinhos ... a "coffe table" (ideal para o chá da tarde no viaduto) e o display.
.
Mas para não dizerem que nosso projeto está muito "bichoso" ... a versão "roots", in loco ...


 ... e apropriada pelos usuários:

No próximo post ... um resumão com os "posters" das equipes.

AA NAi Design Workshop São Paulo - P3

Hoje vou mostrar o resultado do trabalho que apresentamos no final do workshop.
.
A dinâmica do workshop foi mais ou menos assim: os 65 participantes foram distribuídos em grupos de 4 (meio que aleatoriamente, pelos responsáveis - Franklin e Anne). Os trabalhos começaram no dia 16 de julho (sexta feira) com uma visita ao Garrido. Nos dois primeiros dias tivemos algumas orientações sobre o uso do Grasshopper e algumas conversas com os tutores. No sábado fizemos uma apresentação bem preliminar de idéias, o domingo foi deixado livre para o desenvolvimento dos projetos e na segunda novamente apresentamos o conceito do que pretendíamos fazer para os tutores e para o Garrido.
.
Depois disso os 15 grupos foram distribuídos da seguinte forma:
Alguns grupos foram fundidos , reagrupados e distribuídos para 3 tutores (Valentine, Jeroen e Lawrence) e passaram a desenvolver um mix de idéias apresentadas, para que fossem desenvolvidos e construídos em escala real no local (no próximo post pretendo mostrar todos os trabalhos - tenho um poster resumo de cada um). Os demais continuaram a desenvolver seus projetos.
.
Pra não ficar um post gigantesco, vamos ao trabalho que apresentamos:
Primeiro é bom apresentar o Grupo: duas figuraças! Daniel Jun, estudante do 8º semestre do Mackenzie e Verônica Natividade, professora da UFRJ, viciada em Grasshopper. Ah ... o 4ºelemento do grupo, o Mario - estudante do 2º smeestre da UNB abandonou a gente para se juntar a um dos grupos 1:1.


Nossa idéia básica foi criar um componente facilmente produzido, que precisasse de poucos recursos mesmo, e que pudesse ser replicado pela própria comunidade, assumindo diversos usos.


Nosso grupo ficou meio "roots" ... num esquema bem "high-low". Enquanto eu e Daniel (aliás, o autor da forma final do componente) pirávamos fazendo maquetinhas e achando formas de montagem e encaixes, a Verônica ficou tentando criar uma "definition" no Grasshopper que organizasse logicamente as possibilidades da estrutura se combinar. 




No final da contas conseguimos gerar algumas boas propostas de apropriação: uma espécie de grade/pele estruturadora do espaço (nuito disperso devido às condições e tamanho do viaduto), um suporte para mesas e bancos, um display/suporte para as fotos que o Garrido adora mostrar, cabides para os esportistas, etc.
.
Enfim, começamos a chamar nosso trabalho de IKEA Garrido ... rsrsrsrs. O slide abaixo mostra algumas destas possibilidades.




Já que não estávamos nos grupos 1:1 e nossa estrutura não poderia ser simulada utilizando nem a fresa CNC e nem a laser cut, partimos para o estudo da construção do componente ... a vida como ela é!.
.
Neste momento tivemos que convocar o Betão para uma acessoria técnica, Ninguém mandou ser casado!
Nosso componente nada mais é do que um "vergalhão" dobrado. Construímos o gabarito para a dobra, compramos o ferro e o Betão, carinhosamente apelidado de "bending machine" dobrou 9 peças para podermos montar um exemplo de utilização.  


E provamos que qualquer "average man" poderia facilmente construir o componente (se até o Betão e seu físico hercúleo conseguiu ... o pessoal do Garrido não ia precisar nem de gabarito!).


E montamos a criança ... com um pedaço de compensado velho que achamos no viaduto.

E graças ao Gabriel, que nos ajudou na renderização, finalizamos a apresentação com as possibilidades de apropriação do componente e suas montagens diversas no espaço do viaduto!
.
Ah ... usamos a impressora 3D (adição) para prototipar o display e a mesa. No próximo post eu mostro (as fotos do Betão ficaram uma porcaria e eu estou tentando salvar alguma pra mostrar aqui.)
.
Em breve os posters dos demais trabalhos apresentados.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

mais workshop

video

Reportagem exibida no Canal Brasil

AA NAi Design Workshop São Paulo - P2

Enquanto não organizo melhor o material, algumas fotinhos da semana de trabalho.
.
Franklin e Garrido:
Garrido e a "corte a laser":

Apresentação preliminar do meu grupo :

Palestra do Andre Leirner:

Para saber mais sobre o workshop, visitem os links abaixo (tem informações, muitas fotos e afins)
.
link com resumão do projeto e endereço do grupo no facebook
link com fotos da Escola São Paulo e do Subdv (fabricação)
link com fotos da "final review"

terça-feira, 27 de julho de 2010

AA NAi Design Workshop São Paulo - P1

Nos últimos 10 dias participei de um workshop promovido pela Architectural Association e pelo Netherlands Architecture Institute
.
Resumindo: o objetivo do workshop era explorar a reabilitação de ambientes urbanos, comunidades e materiais obsoletos, através de seminários de análise e crítica urbana e da utilização do design computacional e processos de fabricação digital inovadores.


O projeto desenvolvido teve como tema a "Academia de Boxe Garrido" localizada sob o Viaduto Alcântara Machado, na região do Brás.


Então, pra começar a conversa, um breve levantamento fotográfico do espaço.




























Para saber mais sobre o Garrido:
Para saber mais sobre o AA Visiting School, clique aqui.
.
E amanhã posto mais coisas sobre o Workshop.